formação de leitores no Brasil

Páginas: 14 (3271 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
EZEQUIEL THEODORO DA SILVA

A FORMAÇÃO DO LEITOR NO BRASIL: O NOVO / VELHO DESAFIO
O autor desse texto é formado em língua e literatura inglesa pela PUCSP, Doutor em Psicologia da Educação e professor adjunto pela UNICAMP, foi fundador da associação de leitura do Brasil / ALB e Secretário Municipal de educação de Campinas, membro do Comitê Estratégico do Leia Brasil – Programa de Leitura daPetrobras.
Nesse texto Ezequiel Silva dentre outras coisas afirma que:
Não há como negar que a escola, enquanto instituição encarregada pela formação educacional das novas gerações, exerce um papel de máxima importância no processo de preparação de leitores. (p.48)
Sabe-se por exemplo, que a biblioteca escolar é uma estrutura imprescindível para a produção da leitura e formação do leitor;entretanto, a sua viabilização concreta sempre fica para depois fazendo com que o “provisório” ou pior, o “inexistente” seja reproduzido ao longo dos anos. (p.49)
No que se refere ao condutor do processo de ensino, o professor, fala-se em baixa quantidade de leitura. E questiona se poderia ser de outra maneira. (p.49)
A corrosão da dignidade desse profissional, revelada principalmente por saláriosvergonhosos, vem acontecendo no país desde o início da década de 70. (p.49)
Desta forma, ou seja, imerso num oceano de condições de condições adversas, o professor – esse espectro do “espelho quebrado” – raramente pode dar o seu testemunho de leitura aos múltiplos grupos de alunos que tem pela frente. Daí a improvisação, a fragmentação, a rarefação do ensino de leitura na escola, o que engendraprática de leitura em moldes mecanicistas e, no mais das vezes, sem nenhum significação para os estudantes. (p.49)
Se só livros didáticos (por si só) resolvessem as complexas relações do ensinamento-aprendizagem, o Brasil teria, sem dúvida, o melhor sistema educacional do mundo. (p.50)
A leitura vai mal porque a escola está indo muito mal... e a sociedade está pior ainda: desemprego, dependência,criminalidade crescente, corrupção, miséria e fome. (p.51)
O sofrimento maior, para aqueles que refletem sobre as práticas de leitura no território nacional, é ter que gritar nesse deserto. (p.51)
Trata-se de pensar a leitura como algo que nos forma (ou nos deforma ou nos transforma), como algo que nos constitui ou nos põe em questão frente aquilo que somos(...) (p.51)

FANNY ABRAMOVICHEscritora e educadora. Formada em Pedagogia pela USP. Como escritora lançou mais de 40 livros dirigidos a professores, adolescentes e crianças. Foi crítica de produção cultural para crianças no jornal da tarde, Folha de São Paulo, Rede Globo, publicando mais de 500 artigos. Membro do Comitê Estratégico do Leia Brasil – Programa de Leitura da Petrobras.

A iniciação com as maravilhanças de uma históriaacontece, em geral, adentrando pelos ouvidos da criançinha. (p.53)
Mais tarde, é o momento de olhar as histórias seguindo apenas os desenhos ainda tão distantes do indecifrável texto escrito. (p.55)
Chega um momento em que a criança adentra pelas histórias lidas por ela mesma! Independência exibida.(p.55)
Mais tarde, a descoberta das livrarias, dos sebos com tesouros empoeirados, das feiras detrocas...(p.55)
O melhor do ler é que é um jogo que se faz sozinho, no tempo da própria curiosidade, intervalando quando quer, relendo sem pressa o mais mexente ou incompreensível, voltando atrás, recomeçando desde o começinho, pulando parágrafos, copiando outros, desistindo na metade, prendendo a respiração até chegar a última página, adiando prum outro momento, emprestando pra alguém pra podertrocar as impressões do vivido, passando adiante como presente, relendo inteirinho. (p.55)
Leitura é embriaguez volúpia, fissuração, mergulho vital e empurrante, queixo caído com o inesperado, surpresa da descoberta de um jeito de ser que nem sabia que podia se ter, emoção escorregando pelos poros, suspiros com a poetura... (p.55)
Leitura é paixão, é entrega, tem que ser feita com tesão, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FORMAÇÃO DE LEITOR
  • Formação do leitor
  • Formaçao de leitores
  • Formação de leitores
  • Formação de leitores
  • A formação do Leitor
  • Formação de leitores
  • Formação de leitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!