Formação da Identidade Profissional de um Docente

Páginas: 8 (1868 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2014
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

Quando vemos um professor dentro de sala de aula, raramente nos questionamos como o mesmo chegou até ali. Geralmente não nos preocupamos e nem mesmo sabemos as batalhas para se chegar à vida docente. Ao optar pela docência, escolhe-se mergulhar de cabeça em um mundo onde a pesquisa e a busca pelo conhecimento devem ser eternos e regadosde experiências que agreguem algum valor a vida do professor.
Mas, como aquele professor que está diante de nós realizou a opção de ocupar este lugar? Como foi sua formação? Como se forma um bom professor? Esses e outros questionamentos sobre a carreira docente são muito mais vivenciados no dia a dia de quem vive essa realidade do que imaginamos.
Todo professor, assim como todo ser humano,tem uma história de vida que envolve a família, os filhos, as responsabilidades sociais, econômicas e até mesmo políticas. Além desses fatores, chamamos a atenção para o fato de que o professor é possuidor de sonhos, desejos, projetos e frustrações, que paralelamente a sua história de vida e todos os aspectos que a envolvem influenciam na construção da sua identidade profissional.
Quando seopta por atuar no campo da educação há uma gama de áreas possíveis para a atuação desse futuro professor. Inicialmente o mesmo pode optar por cursar o magistério concomitantemente com o ensino médio ou ingressar na educação na graduação, por meio de cursos de licenciatura, como a pedagogia que possibilita uma formação abrangente que permite a atuação em espaços de educação formal ou informal, emesmo em outras esferas, ou mesmo em áreas mais especificas como: Matemática, Biologia, História dentre outras.
A busca pelo conhecimento, como já dito anteriormente, deve ser constante, não devendo o bom professor restringir sua formação na graduação. Ele deve sempre ir em busca do aprimoramento de sua prática docente com vistas a alcançar a melhoria da qualidade da educação assim como a melhoriade seu currículo através de especializações, mestrados, doutorados e até mesmo pós-doutorados. Todos esses cursos irão agregar valor e conhecimento na formação acadêmica e profissional do professor, ajudando-o a melhorar a qualidade das suas práticas profissionais quer seja nas atividades de ensino, de pesquisa ou de extensão.
Porém, a formação docente não se restringe somente a formaçãoadquirida pelo professor em sua vida acadêmica, mas também em sua vivência como agente social, formador de opinião e idealizador. A busca por seus direitos e melhorias no processo educacional vigente são algumas das diversas lutas travadas por essa classe profissional que desempenha papel fundamental na formação dos jovens estudantes, mediando a construção de uma postura questionadora e pesquisadora darealidade.
Ao longo da história educacional brasileira, nota-se uma grande participação da classe educadora em diversas lutas, tais como a ditadura que trouxe um retrocesso ao processo de ensino, visto que, "podava" o saber a partir de uma perspectiva crítica e emancipatória. Os conhecimentos transmitidos sob a vigilância do governo e a repressão dos questionamentos acerca da realidade que opaís vivia neste momento da história faziam parte da rotina dos professores nesse período. Apesar disso, vale lembrar que, as constantes lutas pela valorização da classe, através de greves e da formação de sindicatos constituíram-se como fatores de resistência a este modelo de gestão do país.
Atualmente, não somente a organização dos professores enquanto categoria profissional em seus sindicatos,como também os conselhos escolares, as associações de pais e as agremiações estudantis estão envolvidas na busca constante de melhorias, não somente no âmbito da aprendizagem dos estudantes, mas na gestão financeira, pedagógica, administrativa e estrutural das educação.
Dado esse contexto, destaca-se que a profissão docente traz consigo desafios diários que envolvem vários aspectos do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
  • Saberes docentes e a formação profissional
  • Formação docente e profissional
  • Saberes docentes e formação profissional
  • SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
  • A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
  • contribuições da memória na formação da identidade docente
  • Saberes docentes e formação profissional 2.doc saberes docentes e formação profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!