Formação da Epiderme

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
Trabalho MorfofisiologiaProf. Rodrigo A AzevedoAluno: Edgard Lindesay Neto: 4207296
1- A pele é formada por duas camadas epiderme e derme. A epiderme é formada pelo tecido epitelial estratificadopavimentoso queratinizado com tipos celulares especiais. Quais são as células da epiderme, as características morfológicas e funcionais delas? 
A epiderme é composta em 85% por queratinócitos. Estascélulas preenchidas de queratina e de lípidos nascem por divisão celular na região mais profunda da epiderme, na “camada basal”. De seguida, são submetidas a um duplo movimento, tornam-se mais planase sobem pouco a pouco no sentido da superfície. Chegadas à superfície, perdem o núcleo e morrem, formando a “camada córnea”: um escudo semi-permeável composto por queratinócitos degradados (oscorneócitos) ligados por lípidos e por um complexo proteico, em tudo semelhante a agrafos (os corneodesmossomas). Por fim, eliminam-se por descamação e são substituídas pela geração seguinte dequeratinócitos. Deste modo, a epiderme está em constante regeneração: e renova-se por completo todas as 4 a 6 semanas. Os restantes 15% dividem-se entre :
Melanócitos : estas células têm por função sintetizar amelanina, pigmento natural responsável pelo tom da nossa pele e que oferece alguma protecção contra os raios UV.
Células de Langerhans : indiscutíveis sentinelas da pele, estas células provenientes damedula óssea detectam e capturam os corpos estranhos que penetram na epiderme (produtos químicos, bactérias, vírus, etc.).
Células de Merkel : estas células sensoriais estão implicadas no sentido dotacto.
2- O tecido cartilaginoso é dividido em tres tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa. Descreva as características histológicas de cada um dos tres tipos.Cartilagem hialina: é a maiscomum no organismo e sua matriz possui fibrilas delicadas de colágenos tipo II. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião, presente entre a diáfise e a epífise de ossos longos, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epiderme
  • Epiderme
  • Epiderme
  • epiderme
  • Epiderme
  • Epiderme
  • EPIDERME
  • Epiderme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!