Forjamento-Definição, Processo, Aplicação

Páginas: 32 (7999 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
Introdução
Forjamento nada, mas é que um dos processos mais antigos que existem , é utilizado desde 8000 a.C, um processo simples que pode ajudar materiais de aço a ficarem mais resistentes. Nessa época era utilizado mais comumente o processo de forjamento a frio , pois a escassez de fogo não contribuía , alguns séculos depois começou a se usar mais o processo a quente , já que facilitava oprocesso de forjamento e melhorava a eficácia da ferramenta, essa que por sinal também era divida .Existe três tipos de ferramentas mais utilizadas, os martelos, que se subdividem em martelos de contragolpe, martelos de duplo efeito e martelo de queda livre com prancha. As pranchas que se dividem em três, prensas hidráulicas, prensas mecânicas e prensas de fuso.
O processo de forjamento pode serfeito em matrizes, tanto as matrizes abertas que funcionam como uma morsa montada verticalmente com ‘’mordentes’’ feitos de chapas lisas e basicamente seu funcionamento é o mesmo da morsa. Já a matriz fechada tem O material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça.
A deformação ocorre sob alta pressão emuma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo assim obterem-se peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre. Já no forjamento de matriz fechada o material é conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impressões com o formato que se deseja fornecer à peça. A deformação ocorre sob alta pressão em uma cavidade fechada ou semi-fechada,permitindo assim obter-se peças com tolerâncias dimensionais menores do que no forjamento livre.
Porem nada é perfeito, pode-se notar que existem alguns defeitos no forjamento, um dos mais comuns são trincas superficiais gotas frias etc. O resto do processo de forjamento e todos os seus detalhes você ira encontrar nas paginas seguintes deste documento.





1. Definição
O forjamento é umprocesso de conformação mecânica pelo martelamento ou pela prensagem de um metal, ou seja, mediante a aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a formas dos materiais.
Ele é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus desde 1500 antes de Cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade médiapara a fabricação de armas e armaduras.
De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades com a mínima perda do material, oferecendo um menor custo de produção. Parte-se relativamente de uma geometria simples, que após prévio aquecimento ou não, em uma ou mais operações, podemos gerar uma ou mais peças com a maiscomplexa geometria. Também é empregado para a reforma de produtos, ou seja, peças acabadas ou semi-acabadas para se obter uma alta resistência mecânica.
Atualmente as técnicas produtivas são adotadas para se conseguir forjar peças e melhorar as características metalúrgicas, onde é comum o uso de softwares complexos, que proporcionam ganho de tempo e redução de desperdício de energia e material,conhecidos como CAD/CAM.
2. História:
O forjamento é o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial. Atualmente existe um variado maquinário de forjamento, capaz de produzir peças das mais variadas formas e tamanhos, desdealfinetes, pregos, parafusos e porcas até rotores de turbinas e asas de avião. O forjamento é uma operação de conformação mecânica que tem como objetivo dar forma aos metais através de martelamento ou esforço de compressão. Acredita-se que os forjamentos mais antigos tenham se iniciado em algumas regiões do Oriente Médio 8.000 a.C, onde ferro e bronze fundidos foram forjados pelo processo a quente, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Forjamento
  • O processo de forjamento
  • Definição de Processos
  • Qual a definição de Processos
  • Definição de processo
  • Processos industriais Forjamento
  • Processo de Forjamento e Lamaninacao
  • defeitos no processo de forjamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!