Fordlândia

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
1. Introdução

O crescente interesse pela borracha na Amazônia, levou à vinda de estrangeiros à América do Sul, dentre eles Henry A. Wickham que retirou sementes de Hevea brasiliensis, popularmente conhecida por seringueira, da região de Santarém/PA que foram cultivadas com sucesso na Malásia, promovendo um verdadeiro cartel da borracha no Sudeste Asiático. O americano Henry Ford,pensando em produzir sua própria matéria-prima para os pneus dos seus automóveis, adquiriu, em julho de 1927, terras no vale do Rio Tapajós, onde se iniciou a construção da cidade que recebeu o nome de Fordlândia. Destinada a ser a primeira "cidade empresa" edificada na Amazônia, oferecia a seus habitantes: hospital, escola, água encanada, luz elétrica, moradia, lazer e emprego. No entanto, oinvestimento de 125 mil dólares com a aquisição da terra não trouxe o correspondente rendimento na exploração dos seringais cultivados; além da topografia montanhosa e solo arenoso que dificultavam o cultivo mecanizado, o ataque das seringueiras pelo fungo Microcyclusulei praticamente dizimou os seringais implantados nos primeiros anos, obrigando a Companhia Ford Industrial do Brasil a transferir-se, em1934, para Belterra, município de Santarém. A baixa produtividade, o fim da Segunda Guerra Mundial com consequente queda na demanda mundial por borracha, e a produção de borracha sintética levaram à retirada dos americanos da região do Tapajós em 1945. O governo federal adquiriu as benfeitorias e as plantações de seringueiras, porém não impediu a degradação de Fordlândia que viu seu patrimôniomaterial ser dilapidado, ficando prédios em ruínas e lembranças de moradores remanescentes do tempo do fastígio da borracha.









2 Biografia Henry Ford

Henry Ford foi um grande empreendedor americano, fundador da Ford Motor Companye o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massas automóveis em menos tempo e a um menor custo.
O intenso empenho deHenry Ford para baixar os custos e fugir do monopólio do produto imposto pelos ingleses naqueles tempos resultou em muitas inovações, 1928, Henry Ford, involuntariamente, tornou-se o precursor dos projetos megalomaníacos de ocupação da Amazônia. A idéia do gênio da indústria automobilística era construir um fabrica que viesse a produzir sua própria borracha para a produção do seu próprio pneu.
Naépoca, soube que o Brasil, principalmente a Amazônia, era um solo fértil na produção de seringueiras. A solução mais óbvia foi criar seu próprio campo de extração do látex. Construindo uma vila com status de cidade nessa região completamente isolada. Depois de algumas pesquisas feitas por uma equipe norte-americana e uma negociação simples, ele recebeu autorização total do governo paraense efederal da época para explorar a área como quisesse. Em 1928, uma cidade inteira foi trazida em navios para o solo brasileiro.
Sendo assim marcando uma época e um povo com um projeto que soa hoje como uma verdadeira extravagância, por que se não bastasse construir uma indústria para o seu próprio consumo, ele exportou uma cidade inteira e implantou em terras brasileiras a qual ficou conhecida comoFORDLÃNDIA.











2. Constituição da “cidade-empresa”

Para viabilizar o plano, o empresário despachou de Detroit dois navios que aportaram às margens do rio Tapajós carregando os materiais para erguer não só a indústria, mas também uma cidade inteira, com vilas ao estilo americano, escolas e um hospital. Ford era visto pela elite industrial brasileira como o "Moisés doséculo XX", como se referiu a ele um importante industrial paulistano. Monteiro Lobato, que traduzira a sua biografia para o português, via nele o "Jesus Cristo da indústria", cuja vida era "o evangelho messiânico do futuro". Não se pode negar o mérito do homem que, ao saber que um seringueiro ganhava 50 centavos de dólar por dia de trabalho, disse que "era preciso pagar no mínimo US$ 5, pois os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordlândia
  • fordlandia
  • Fordlandia
  • Fordlandia
  • Fordlandia
  • FORDLÂNDIA
  • Fordlândia
  • fordlandia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!