FordismoXTaylorismo

501 palavras 3 páginas
Fordismo X Taylorismo

Taylorismo , é uma teoria de gestão que analisa e sintetiza os fluxos de trabalho .Seu principal objetivo é melhorar a eficiência econômica , especialmente da produtividade do trabalho . Foi uma das primeiras tentativasde aplicar a ciência à engenharia de processos e gestão.
Seu desenvolvimento começou com Frederick Winslow Taylor na década de 1880 e 1890 dentro dos fabricação indústrias. Seu pico de influência veio na década de 1910; [ 2 ] na década de 1920, ainda era influente, mas tinha entrado em competição e sincretismo com opostas ou complementares idéias.
Embora a gestão científica como uma teoria distinta ou escola de pensamento era obsoleto na década de 1930, a maioria dos seus temas ainda são partes importantes de engenharia industrial e hoje de gestão. Estes incluem a análise; síntese; lógica; racionalidade ;empirismo ; ética de trabalho ; eficiência e eliminação de resíduos ; padronização das melhores práticas ; desdém pela tradição preservada apenas para seu próprio bem ou para proteger o status social dos trabalhadores específicos com determinados conjuntos de habilidades; a transformação da produção artesanal para a produção em massa ; e transferência de conhecimentos entre os trabalhadores e com os trabalhadores em ferramentas, processos e documentação.

Fordismo , em homenagem a Henry Ford , é a noção de um moderno sistema econômico e social com base em uma forma industrializada e padronizada de produção em massa . O conceito é usado em várias teorias sociais e estudos de gestão sobre os fenômenos sócio-econômicos relacionados a produção e. Ele também está relacionado com a idéia de consumo de massa e mudanças de condição de trabalho dos trabalhadores ao longo do tempo. Hoje em dia diferentes posições teóricas assumir que o fordismo, ou terá sido substituída ou continua a existir em várias formas.
É "o sistema de produção de mesmo nome projetado para vomitar bens padronizados, de baixo custo para fora e pagar seus

Relacionados