fordismo

Páginas: 7 (1744 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014
1 Quem foi Henry Ford?
Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn. Produziu seu primeiro automóvel em 1892.
Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento eo grande interesse pela engenharia automobilística.
2 A vida de Henry
Henry Ford, tinha a reputação de reparador de relógios, tendo desmantelado e remontado as peças de relógios de amigos e vizinhos dezenas de vezes.
Em 1879, com 16 anos, ele deixou sua casa e foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz em uma fábrica de vagões ferroviários
Ford se casou com Clara JaneBryant (1865-1950) em abril 1888, e se sustentava com a exploração da fazenda. Eles tiveram um único filho, EdselBryant Ford (1893-1943). Que mais tarde foi responsável por administrar a Ford.
Com muito esforço e trabalho, no ano de 1890, Ford assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit, e dai por diante foi realizando seus objetivos e criando a Ford Motor Company.
Henry Ford:Publicou três livros: Minha vida e obra (1922), Hoje e amanhã (1926) e Filosofia de trabalho (1929), onde relatava suas experiências.
Ford iniciou sua trajetória com motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e equipamentos.A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o contato com um locomover a vapor o levou a estudar os carros automotores.
3 Ford Motor Company
Com 40 anos de idade, Ford, com outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de capital,formaram a Ford Motor Company em 1903
Na época a Ford foi uma das poucas grandes empresas que resistiram a grande depressão de 29.
A empresa situa-se ainda entre os primeiros grupos mundiais construtores de automóveis com mais rendimentos.
Durante muitos anos Ford foi o número dois global por trás de General Motors e hoje em dia continua sendo uma das 500 maiores corporações, pelos seusrendimentos.
Atualmente Ford tem fábricas em muitos países do mundo e cria automóveis para diferentes países baseando-se em características locais.
4 Fordismo
Henry Ford, absorveu aspectos do Taylorismo no Fordismo, utilizando assim, na sua empresa” Ford Motor Company”.
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricaçãoem massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores.
Há vários aspectos importantes no sistema fordista, como a exportação, um meio importantepara expansão do mercado. Um sistema de vendas em crediário, que possibilitou que os funcionários comprassem o produto. O modelo fordista sofreu alterações ao longo do tempo, porém ainda vigora (imagens a seguir)
Princípios do fordismo
1 Principio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.2 Principio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3 Principio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

5 Semelhanças entre Fordismo e Taylorismo
O Fordismo e o Taylorismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!