FORDISMO

Páginas: 2 (469 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
HENRY FORD E O FORDISMO

ADMNISTRAÇÃO










FORDISMO


Fordismo é um método de produção criado por Henry Ford, com o objetivo de produzir em grande escala. Para ser mais eficaz,Ford determinou que cada operário faria apenas uma função dentro do ciclo de produção. Ou seja, o operário que apertasse o parafuso de uma determinada peça, faria isso durante toda sua carreira dentrode uma determinada empresa que adotasse o sistema fordista de produção.
Para os trabalhadores era um sistema muito precário pois não haviam benefícios e a carga horária era muito extensa, chegandoaté 16 horas de trabalho por dia, sem acumulações de hora, bancos de horas, ou qualquer outro tipo de satisfação ao funcionário para que trabalhasse na mesma e repetitiva função, por tanto tempo.
Até1978 o sistema criado por Ford, era uma febre no ramo dos empresários. Até que na década de 1980 este tipo de produção começa a declinar perante as indústrias.
Após ele veio o toyotismo apresentandoum custo menor com maior estabilidade e ampla visão para quem estava efetuando o trabalho, ou seja, os operários.




HENRY FORD


Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863 nos Estados Unidosonde produziu, em 1892, seu primeiro automóvel.
Filho de um fazendeiro, Ford era responsável pela manutenção dos motores dos tratores de seu pai, foi nesse período, ainda jovem, que desenvolveu odesejo e o talento para a engenharia automobilística.
Fundador da Ford Motor Company, Henry desenvolveu 161 modelos patenteados, tudo isso apenas nos Estados Unidos da América, fazendo-o serconsiderado um dos maiores inventores do século XIX e XX.
Henry Ford também escreveu e publicou 3 livros, “Minha vida e obra”, “Os princípios da Prosperidade” e “O Judeu Internacional”. Além disso tudo,este grande nome do mundo das indústrias, também criou um sistema de produção muito importante para a evolução das industrias, não só de automóveis, mas também de muitas outras de diversos tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • Fordismo
  • fordismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!