Fordismo e mcdonalds

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
 Fordismo presente no McDonald’s

O modelo fordismo para controle organizacional foi muito importante para a história da administração em geral. Henry Ford teve a perspicácia de compreender omundo a sua volta e o que ele demandava, juntando assim ideias que formam o método fordista de gerenciamento de empresas. Dentre essas ideias as principais características do fordismo que valem apena ser relembradas são a fabricação em massa, queda da necessidade de mão de obra qualificada, baixos salários, e trabalhos repetitivos e desgastantes. O fordismo teve seu inevitável decesso quando foisubstituído pelo toyotismo (Taiichi Ohno) que visava a produção de acordo com a demanda, sem desperdícios desnecessários de produtos.
Apesar do fordismo não ser o modelo mais adequado para asorganizações de hoje em dia , ainda podemos achar algumas ideias e métodos que se basearam ou se inspiraram no trabalho de Henry Ford. Um dos principais exemplos do uso do fordismo está nas grandes redesde fast food. Dentre estas redes resolvemos escolher uma que possui grande influencia, grande market share e que se encaixa perfeitamente para podermos falar de fordismo nas empresas atuais, oMcDonald’s .O McDonald’s começou em Chicago nos EUA como uma lanchonete comum, já hoje possui 31,8 mil restaurantes ,1,6 milhões de trabalhadores e 45 bilhões de faturamento.
No caso do McDonald’s podemosidentificar o uso de práticas fordistas claramente. A associação que está em maior evidencia é a produção em massa que visa a redução do custo de produção. Ford afirmava que com a produção em massaos lucros seriam maiores. O McDonald’s produz 42 mil pães por hora e 100 toneladas de carne por dia, são 700 hambúrgueres por minuto que são enviados para os centros de distribuição, e em seguida paraos locais de venda. A produção é feita majoritariamente por máquinas. Entretanto neste exemplo o McDonald’s se distancia um pouco do fordismo ao controlar a produção de acordo com as vendas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MCDONALDS X FORDISMO
  • mcdonalds
  • Mcdonalds
  • Mcdonalds
  • McDonalds
  • Mcdonald
  • mcdonalds
  • Mcdonalds

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!