Fordismo Toyotismo

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2015
Web aula 06 – CHS
1. Descreva as características do mundo da produção fordista. O que você pensa sobre isto?
O Fordismo fundamenta-se na produção em massa para gerar um aumento de consumo dapopulação. Baseado no modelo Taylorista, o dono da Ford intensificava o modo de produção na busca por mais lucro, com movimentos repetitivos em sua produção e descartando todo e qualquer tipo de desperdíciode tempo. Porém na produção da Ford a linha de montagem passou a ser automatizadas com esteiras rolantes, trazendo maior agilidade e melhores resultados no processo de produção. O Fordismo foi umgrande sistema de produção em massa, gerando muitos lucros e não precisando de gente qualificada ou especializada para a realização do trabalho, já que as tarefas eram bem divididas e supervisionadas, umagrande e importante ferramenta do capitalismo selvagem.
2. Descreva o modelo toyotista.
Diferente dos modelos do Taylorismo e Fordismo, a fábrica da Toyota apostava em uma maior qualificação dotrabalho, no qual o trabalhador era treinado a conhecer todos os cargos de uma empresa para entender o produto final. Assim cursos de qualificação eram ofertados aos funcionários, trazendo maiordiversificação na mão de obra e esperando que um trabalhador satisfeito pudesse render mais ao burguês. Uma das características marcantes do Toyotismo era que a produção em escala não era necessária, assimevitando qualquer tipo de desperdício ou gastos com trabalhadores.
3. Comente sobre as inovações e suas conseqüências emergentes o final do século XX, segundo a web aula.
Outro fator importante foi àsinovações nos campos da informática, biotecnologia, robótica, genética, física, química, geografia entre outros. No final do século XX os produtos produzidos e ofertados sofrem mudanças até em seutamanho para facilitar transporte das indústrias, sendo produzidos os chamados microeletrônicos, que foram envolvidos em uma mudança econômica na política econômica capitalista.
4. Explique as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e toyotismo
  • fordismo e toyotismo
  • Fordismo e toyotismo,
  • Toyotismo e Fordismo
  • fordismo toyotismo
  • Fordismo e Toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!