fordismo toyotismo

Páginas: 4 (925 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
1) Em que contexto histórico surgiu o toyotismo?
Nos anos 1950, com a economia aquecida por influência da Guerra da Coreia (1950-1953), o Japão retomava sua arrancada industrial. Sendo um país derecursos escassos, não podia se permitir o desperdício que resultava da produção em larga escala de qualidade duvidosa - característica do fordismo - e precisou focar esforços em um modelo maiseficiente.

2) Quais as principais diferenças entre toyotismo e fordismo?
O modelo toyotista ficou conhecido por todo o mundo e tornou-se uma referência no segmento da produção. Atualmente ascaracterísticas do sistema são bem diferentes das que foram atribuídas inicialmente ao toyotismo. Afinal, com o passar dos anos diversas mudanças ocorreram na tecnologia e na economia mundial.
O modelo Toyotistadelega funções e responsabilidades aos profissionais responsáveis pela produção. Afinal, eles são responsáveis pela velocidade de produção e pelo controle da qualidade dos produtos que confeccionam.O Fordismo era baseado na produção de massa, ou seja, uma quantidade grande de produtos era fabricada sem que houvesse muitas variações nos modelos, pois isso poderia atrasar a produção.
A principaldiferença entre os dois sistemas é que o fordismo está mais centrado na produção em massa, já o toyotismo passou a distribuir serviços para várias empresas, desta forma os modelos passaram a ser maisvariados. A partir do modelo toyotismo surgiu à ideia da terceirização de serviços.

3) Como era a mão de obra em cada modelo?
Dentro das fábricas, os enormes contingentes fordistas deram lugar aum número menor de operários, porém dotados de qualificação superior. Enquanto o trabalhador fordista repetia mecanicamente gestos padronizados, o trabalhador toyotista trabalhava em ágeis equipes,encarregadas não apenas da produção, mas também do controle de qualidade do produto. O trabalho tornou-se menos burocrático, impulsionado por operários polivalentes, capazes de operar mais de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e Toyotismo
  • Fordismo e toyotismo
  • fordismo e toyotismo
  • Fordismo e toyotismo,
  • Toyotismo e Fordismo
  • Fordismo Toyotismo
  • Fordismo e Toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!