Ford pinto e ética

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
O Ford Pinto

Depois da morte de Henry Ford, sucede em 1946 Lee Lacoca.
Lee Lacoca nascido em 1924 na Pensilvânia, era o presidente da Ford, quando nos 60’s a empresa necessitou de um novo ponto de partida que impedisse as recentes indústrias de automóveis estrangeiras dominassem o mercado.
Assim, de acordo com os princípios que Henry Ford, o objectivo era criar um produto de produção rápidae barato. Um modelo acessível a todas as pessoas. Onde existiria uma pequena margem entre o custo de produção e o custo de venda.
O carro é produzido e iniciam-se os testes para testar o veículo. Para que fosse permitida a circulação do automóvel no mercado era necessário que este estivesse conforme os parâmetros encontrados na legislação.
Durante as provas a que os Ford Pinto foram sujeitos,estes apresentaram graves defeitos relativamente ao seu design.
O design defeituoso punha em risco a saúde dos indivíduos que se encontravam dentro do veículo, uma vez que a segurança estava condiciona, bastando apenas um impacto para o carro explodir.
Não se tem confirmação se os superiores tinham conhecimento do que se estava a suceder, o facto é que os funcionários com medo de perder osseus empregos, preferiram continuar com a produção para a frente.
A verdade é que quando o carro foi construído este encontrava-se dentro da lei, tendo sido uma questão que colocou todos os trabalhadores numa posição complicada.
Mais tarde em 1976, a revista “National Highway Traffic Safety Administration” investigou o carro com base em números. Vinte sete mortes e vinte e quatro feridos graveseram os números conhecidos que alertaram para o perigo que era o Ford Pinto.
Mesmo assim, mesmo depois de tantos pontos perdidos junto dos seus consumidores a Ford continuo a preferir a produção de carros, o dinheiro às vidas humanas e esta é a questão tratada neste caso.
Até que ponto é que a Ford manteve a sua ética? Qual a decisão mais acertada?
O facto é que em 1977 a legislação foialterada e a Ford teve mesmo de fazer as alterações nos novos carros quando saíam para o mercado, bem como reparar todos os Ford Pinto até aí vendidos, que não tivessem ainda desaparecido em chamas.
A Ford ficou para a história mundial com a reputação “queimada”.

A Ética
Introdução à Ética

Desde a antiguidade que a Ética é estudada pelos filósofos, sendo primeiramente observada como a ciênciaque procurava a felicidade.
Hoje em dia entendemos Ética, como as regras de conduta para sermos capazes de viver em harmonia com a sociedade. Esta ao contrário da lei não é de carácter obrigatório e rege-se pelos nossos valores, princípios morais e carácter pessoal. Faz parte do nosso dia-a-dia, e mesmo que não soubéssemos o significado dela, ela estaria connosco na maioria das nossas decisõesdiárias.
As decisões que tomamos de acordo com a nossa ética podem ter diferentes factores, relacionados com:
• A lei – sendo esta de carácter obrigatório podemos concordar com ela ou não, mas temos de tomar as decisões conforme estas se encontram na legislação se não somos penalizados.
• A Sociedade – carácter opcional, têm como penalização a exclusão social
• A Individualidade – diz respeitoàs escolhas pessoais.
A vida de uma pessoa está repleta de decisões éticas, desde as mais simples perguntas “devolvo o dinheiro que encontrei no chão?”, a questões mais complexas que podem ir contra os direitos humanos “devo invadir a privacidade de um indivíduo, porque tenho suspeitas a seu respeito?”.
Estas decisões alteram com o indivíduo e a sociedade, mas as respostas seguemessencialmente quatro critérios:
• Princípio Morais – tem como função orientar a nossa conduta de acordo com as regras que estão consistentes com a sociedade.

- Quando o Ford Pinto começou a ser produzido encontrava-se dentro da legislação, legalmente o veículo era seguro, mas para o senso comum era perigoso e punha em risco vidas humanas. Deve ou não o Ford Pinto continuar a ser produzido? Serão os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ford pinto
  • Pintos
  • Pinto
  • Pinto
  • pinto
  • O pinto
  • Pinto
  • ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!