Forbela Espanca

1059 palavras 5 páginas
Florbela espanca

Florbela Espanca é uma personalidade importante para a cidade de Matosinhos por vários fatores dos quais destaco: Foi a cidade do norte do país, para onde veio residir com o segundo marido. Foi também nesta cidade que casou pela terceira vez (e a primeira religiosamente) e foi ainda a cidade onde preparou a sua última publicação, onde faleceu e onde os seus restos mortais estiveram sepultados até a sua trasladação em 1964.
Para alem da escultura (mascara), Florbela Espanca tem perpetuado o seu nome na Biblioteca Municipal de Matosinhos.

Florbela Espanca nasceu em 1894 na vila Viçosa-Alentejo e morreu em 1930. Foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal.
Sua vida foi marcada por muitos problemas pessoais. Sofreu um aborto espontâneo muito cedo, o que lhe fez ficar doente por um tempo. Mas o que marcaria a sua vida foi a morte precoce de seu irmão, Apeles Espanca, num acidente de avião ocorrido em 1927. O fato colaborou para que Florbela Espanca desenvolvesse problemas mentais e tentasse suicídio um ano após a morte do irmão.
Sua primeira obra foi publicada quando ainda estudava na faculdade, “Livro de Mágoas”. Publicou um livro de sonetos, o “Livro de Sóror Saudade“. Os outros livros foram publicados quando a poetisa já tinha morrido: ”Charneca em Flor “Juvenília” e “Reliquiae”. Também escreveu contos, com destaque para “O Dominó Preto”, epístolas como “Cartas de Florbela Espanca”.

Alguns dos seus poemas ainda hoje são cantados, como este na voz de Luís Represas:

"PERDIDAMENTE" Florbela Espanca

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...

Relacionados

  • Florbela espanca
    1954 palavras | 8 páginas
  • José régio
    704 palavras | 3 páginas
  • Expressionismo
    42235 palavras | 169 páginas