Forças em Equilibrio

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2015
Forças em Equilíbrio
Os princípios da dinâmica foram formulados por Newton e por Galileu. Sabe-se que o movimento é afetado por uma ação, denominada “força”.
O conceito de força está relacionadocom o esforço muscular, e exercendo “forças” desse tipo somos capazes de alterar seu estado de movimento.
Sabe-se que as forças podem fazer objetos se moverem, mas elas também podem manter as coisasem repouso. Por exemplo, os cabos que suportam uma ponte estão recebendo uma enorme força que faz com que a mantenha em repouso absoluto.
Historicamente, as forças e seus efeitos foram analisadasprimeiro em situações “estáticas”, de equilíbrio, onde as forças aplicadas, sobre o objeto em questão, estão equilibradas ou, pode-se dizer, que estão “canceladas”. Dizemos que o corpo está em equilíbrioquando a força total aplicada em um dos lados é igual a força total aplicada no outro lado, fazendo com que essas forças atuam em sentidos opostos. Consequentemente, o corpo em equilíbrio só semoverá quando uma nova força entrar em ação, destruindo o equilíbrio.
Há também a força-peso, onde o corpo em questão está suspenso verticalmente, sem um contato direto sobre a superfície.
​​ A força-pesoé a resultante da atração gravitacional exercida pela Terra, não apenas nos objetos que estão próximo à sua superfície, mas atuando também em distâncias consideradas longas. Chamamos de peso, a forçaexercida pela Terra sobre um corpo que está nas proximidades dela. Com considerável aproximação, essa força aponta para o centro da Terra, e tem intensidade proporcional à intensidade do campogravitacional da Terra no ponto em que se localiza o corpo. 
O valor da aceleração da gravidade varia com a altitude e com a latitude. Ou seja, os corpos têm peso menor nas altitudes elevadas em relação aonível do mar, porque a intensidade da aceleração da gravidade diminui com o aumento da distância ao centro da Terra.
Dessa maneira, podemos dizer que o peso diferentemente da massa, não é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EQUILIBRIO DE FORÇAS
  • equilíbrio de forças
  • Força e Equilíbrio
  • Equilíbrio de forças
  • Tisica
  • O que é: Força, Equilíbrio , Flexibilidade e Resistência
  • Equilibrio de sistemas de forças
  • Equilíbrio e decomposição de forças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!