Força produtiva

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Tema1 questão 6

a) Força Produtivas

Na economia Marxista, forças produtivas são elementos que exercem na sociedade uma influencia para modificar a natureza, bem como produzir.
As forças produtivas incluem o próprio homem na qualidade do produtor e os meios materiais intelectuais de que necessita reproduzir.
Compreendem os meios de produção e as relações de produção assimespecificadas instrumentos de trabalho.
A mobilidade das forças produtivas reflete-se intensamente nas relações econômicas e sociais que se estabelecem nas diferentes épocas e nas regiões onde ocorrem.
Conceito de origem Marxista, as forças produtivas também designadas por força de produção são constituídas pelos meios de produção – capitais, terras, matérias-primas, ferramentas eequipamentos, pelos métodos e técnicos de utilização e pelos trabalhadores também designada por base ou por infra-instrutoras da formação econômica e social.

b) Relações de Produção

O homem passa de uma existência meramente biológica a uma existência social. O homem relaciona-se com outros seres humanos, para produzir. Os homens não podem permanecer isolados, na produção edistribuição necessária ao consumo.
O conceito por Karl Marx é que recebeu muitas definições e utilização posteriores. São as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo e reprodução da vida material.
expressões jurídicas das relações de produção. Assim, nas sociedades de classes, as relações de produção são relações entre classes sociais e propriedade.c) Ideologia

É um termo que possui diferentes significados e duas concepções: A neutra e a Critica.
Conjunto de idéias e pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode está ligado as ações políticas, econômicas e sociais.
O conceito de ideologias foi muito trabalhado pelo filosofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemasteóricos ( político, morais e sociais), criados pelas classes dominantes. D acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No sec. XX, varias ideologias se destacaram: Ideologia fascista, implantada na Itália e Alemanha principalmente nas décadas de 1930 e 1940. Possuíam um caráter autoritário, expansionista e militarista.Ideologia comunista, implantada na Rússia e em outros países ( principalmente no leste europeu).
Ideologia capitalista, surgiu na Europa durante o renascimento comercial e urbano (sec. XV).
Ideologia conservadoras, idéias ligadas a manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
Ideologia anarquista, defendem a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle depoder.
Ideologia Nacionalista, exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Tema 2 questão 5
Tema 3 questão 4

Cartel:
É um acordo explicito ou implícito entre concorrentes para principalmente fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuações ou por meio de ação coordenadas entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preçosdos produtos, obtendo os maiores lucros, em prejuízo ou bem estar do consumidor.
A formação de cartéis teve inicio na segundo revolução industrial, na segunda metade do sec. XIX.
Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restinguir ofertas, tomando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Cartel consisti numaorganização de empresas independentes entre si que produzem o mesmo tipos de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção. Criando assim situação semelhante a um monopólio.
Devido as limitações que provocam na concorrência e conseqüente influencia de mercado no Brasil assim como em quase todos os países onde há leis antitruste, a formações de cartéis é considerado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forças produtivas
  • forças produtivas
  • forças produtivas
  • forças produtivas e relacões sociais
  • FORÇAS PRODUTIVAS E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
  • CORPO: Força produtiva de trabalho no sistema capitalista
  • A realidade: tendência a destruição das forças produtivas e os desafios educacionais
  • Relações intra-senhorias, forças produtivas e relações de produção na Idade Média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!