força intermolecular

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
determinação do teor de álcool etílico e água na gasolina
1. resumo
Durante todos os processos do experimento, realizaram-se observações de propriedades físicas e químicas, como a polaridade, poratração por corpos carregados às substâncias e a solubilidade, por dissolução de compostos polares e apolares, verificando assim que a gasolina é um composto polar, diferente da água e do etanol, quesão compostos apolares. E que substâncias polares dissolvem compostos polares assim como substâncias apolares dissolvem compostos apolares.
Observando as forças intermoleculares e o grau desolubilidade, verificou-se também o teor de álcool na gasolina comercial, pelo sistema ternário, onde verificou-se que a amostra utilizada estava dentro dos padrões aceitos legalmente.
2. objeTivo
Observar apresença e o teor de água e álcool na gasolina e no etanol combustível, observando assim, suas forças intermoleculares.
3. materiais e equipamentos
1 bureta;
2 béqueres de 100 mL;
1 régua deplástico;
4 tubos de ensaio;
1 proveta de 100 mL;
1 balão de decantação (de uso coletivo);
1 pipetador;
1 pipeta de 10 mL;
1 espátula;
Água pura;
Gasolina;
Etanol combustível;
Iodo
Permanganatode potássio
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
No experimento A, testou-se a polaridade da água e da gasolina da seguinte maneira: em uma bureta, colocou-se 50 mL de água, deixando-a escorrer para umbéquer; enquanto a água escorria, aproximou-se uma régua plástica que foi carregada eletronegativamente ao ter sido esfregada nos fios de cabelo do aluno. Feito isso, repetiu-se todo o processosubstituindo a água por gasolina.
No experimento B, testou-se a solubilidade/polaridade do iodo e do permanganato de potássio em água, gasolina e etanol combustível da seguinte maneira: colocou-se em dois tubosde ensaio gasolina, e em outros dois tubos de ensaio, água pura; feito isso, com o auxílio de uma espátula, colocou-se iodo em um tubo com água e em um tubo com gasolina, nos outros dois tubos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forças intermoleculares
  • forças intermoleculares
  • Forças intermoleculares
  • forcas intermoleculares
  • forcas intermoleculares
  • Forças intermoleculares
  • Força intermoleculares
  • Forças intermoleculares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!