Força Elastica

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FORÇA ELÁSTICA: ANALISE DO COMPORTAMENTO DE ASSOCIAÇÃO DE MOLAS

TENSILE STRENGTH: ANALYSIS OF THE BEHAVIOR OF ASSOCIATION SPRING


EDSON DA SILVA PEREIRA 1
MARCOS JUNIOR SILVA E SILVA 2
THALLIS WILLIAM AMORIM CARDOSO 3




RESUMO

Sabe-se que uma força resultante pode provocar uma variação de velocidade, ou aceleração, em um corpo. Esse é o denominado efeito dinâmico de uma força.Entretanto, uma força também pode provocar deformação em um corpo, denominado efeito estático.

Objetivos: Demonstra o comportamento da constante elástica e a deformação da mola em associação em serie e paralelo; Determina a constante equivalente da associação em serie e paralelo.
Método: Trata-se de um estudo experimental em mecânica newtoniana sobre a força elástica.
Conclusão: Com base noque foi observado, força elástica é uma força restauradora ao sentido da força peso, constante elástica e a capacidade que o corpo tem de se deformar-se, Em relação a associação de mola foi observado que existe diferença entre a associação em serie e em paralelo.

Palavras-chave: força elástica, deformação da mola, energia potencial elástica.
















ABSTRACT

It isknown that a resulting force may cause a variation in speed, or acceleration in a body. This is called the dynamic effect of a force. However, a force can also result in a deformation body, referred to as the static effect.

Objectives: Demonstrates the behavior of the elastic constant and the deformation of the spring in combination in series and parallel; Determines the constant equivalent ofthe association in series and parallel.
Method: This is an experimental study in Newtonian mechanics on the tensile strength.
Conclusion: Based on what was observed elastic force is a restoring force to the weight force direction, and the elastic constant of the body has ability to deform regarding the combination spring has been observed that there is a difference between the association inseries and parallel.


Keywords: Elastic Strength, deformation of the spring, elastic potential energy


1 INTRODUÇÃO

1.1 FORÇA ELÁSTICA

Sabe-se que uma força resultante pode provocar uma variação de velocidade, ou aceleração, em um corpo. Esse é o denominado efeito dinâmico de uma força. Entretanto, uma força também pode provocar deformação em um corpo, denominado efeito estático. Porexemplo, ao chutarmos uma bola de borracha, suas paredes inicialmente se deformam e só depois é que a bola passa a acelerar. Considere uma mola, suspensa em um suporte por uma de suas extremidades, e submetida a uma força a partir da sua outra extremidade. ¹

Figura 1 – Mola deformada pela ação da força


Fonte : FERRARO (2003) ¹

É fácil perceber que quanto maior a força aplicada à molamais ela irá se deformar, esticando-se. Cessada a aplicação da força, a mola retorna ao seu comprimento inicial. Assim, podemos medir a intensidade da força a partir da deformação da mola. Experimentalmente podemos concluir: a intensidade da força F que deforma a mola é diretamente proporcional à deformação x que ela provoca. Essa proporcionalidade entre a intensidade da força e a respectivadeformação permite-nos escrever. ¹

(I)
Tabela 1 – Grandeza Física
Grandeza
Unidade no Sistema Internacional
Símbolo
Força
Newton
F
Comprimento
Metro
X
Constante de Deformação
Constante
K


1.2 LEI DE HOOKE

Quando uma mola é esticada de uma distância x, a partir da posição em que está frouxa, verifica-se experimentalmente que a força que ela exerce e dada por.

(II)

Ondea constante positiva k, chamado de constante de força( ou constante elástica da mola), é uma medida da dureza da mola. Um valor negativo de x significa que a mola foi comprimida de uma distância x a partir da posição em que está frouxa. O sinal negativo na equação significa que quando a mola está distendida (ou comprimida) em um sistema, a força que ela exerce está no sentido oposto .²...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Força Elástica
  • Força elastica
  • forca elastica
  • Força Elastica
  • força elástica
  • força elastica
  • forca elastica
  • Força elastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!