Força de atrito

Páginas: 7 (1572 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
FORÇA DE ATRITO













ÍNDICE

I) AFINAL, O ATRITO “AJUDA” OU “ATRAPALHA”?............3

II) O SIMPLES ATO DE ANDAR.......................................................3


III) CHUVA DE METEORITOS...........................................................3

IV) O ATRITO NOSAUTOMOVEIS...................................................4


V) ATRITO CINÉTICO (FAC)..............................................................4

VI) ATRITO ESTATICO (FAE)..............................................................5

VII) CONSIDERAÇOES..........................................................................6

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO..............................................7I) AFINAL, O ATRITO “AJUDA” OU “ATRAPALHA”?
É comum pensar que a força de atrito é uma força que sempre “atrapalha”. Apesar de existir uma justificativa para essa idéia, ela não é verdadeira, e isso pode ser constatado com alguns exemplos:
II) O SIMPLES ATO DE ANDAR
O simples ato de andar esta intimamente associado à existência da força de atrito. Conforme a lei de ação e reação,cada passo que você resolve dar, um de seus pés empurra o chão para trás, e esse por sua vez reage e empurra o pé para frente, possibilitando que o corpo se movimente. Isso só é possível graças ao atrito que existe entre o chão e o solado do seu calçado. Imagine-se, por exemplo, tentando andar (não deslizar) numa superfície muito lisa, como uma pista de patinação no gelo. Quase impossívelrealizar essa tarefa, não?
É por causa da necessidade de atrito para andar que na patinação no gelo os atletas não apenas arrastam os pés para trás ou para frente. Eles empurram os pés contra o chão também lateralmente, com o objetivo de conseguir mais atrito entre os patins e a pista, por isso o movimento de ziguezague é tão característico dos patinadores.
Como é o atrito que nospossibilita andar, não podemos dizer que ele é sempre prejudicial. Nesse caso ele é extremamente benéfico.
III) CHUVA DE METEORITOS
Outra situação em que o atrito age de forma favorável é quando meteoritos se aproximam da terra. A alta velocidade deles provoca violentas colisões com as moléculas constituintes da atmosfera (oxigênio, gás carbônico, nitrogênio e etc.,). É o que se costumadenominar resistência do ar (um tipo especial de atrito).
A resistência do ar aquece intensamente os meteoritos (lembre-se que para esquentar suas mãos você costuma atritar uma contra a outra), que ao se incandescerem tem suas massas consumidas na combustão. Dessa forma, na maioria das vezes, desintegram-se completamente na própria atmosfera, não atingindo a superfície do planeta. Em outrasvezes, chegam a colidir com o solo terrestre, mas com um tamanho muito menor.
Podemos dizer, então que a força de atrito com o ar protege a terra de chuva de meteoritos.
IV) O ATRITO NOS AUTOMOVEIS
Da mesma forma que o ser humano, os carros para iniciarem o movimento, empurra o chão para trás, e ele por sua vez, graças ao atrito , reage, empurrando os automóveis para frente. Caso o soloseja muito liso (pouco atrito) a tendência do carro é ficar “patinando” na mesma posição.
Para que um carro possa desenvolver velocidades maiores, como na formula 1, por exemplo, sua carroceria não pode ter um formato qualquer( tente imaginar uma van participando de corridas). Engenheiros especializados trabalham nesse sentido, pois a intensidade do ar depende, entre outros fatores, da áreafrontal (normal a velocidade) do veiculo. Por isso os carros de corrida possuem um formato aerodinâmico, permitindo um melhor escoamento do ar e diminuindo a resistência oferecida aos seus movimentos.
O mesmo carro de formula 1, atrapalhado pelo atrito que sofre com o ar, precisa ter boa aderência ao solo nas chuvas para não derrapar ou escapar pela tangente. Nesse caso, o atrito entre os pneus e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • A força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!