Força de atrito

Páginas: 5 (1156 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
1. Objetivo(s) da experiência

A experiência de Força de Atrito tem como objetivo principal determinar a força que o atrito exerce quando dois corpos entram em contato.
Por meio do expêrimento em sala, tivemos exito em verificar a força de atrito entre a rampa e um corpo móvel, bem como determinar os coeficientes de atrito existentes entre a rampa e o móvel; verificar os diferentes tipos decoeficientes de atritos realizados durante o experimento, além de determinar o coeficiente de atrito mínimo para que o corpo de prova permanecesse em inércia, ou seja, parado.
Deveras, por meio desta experiência, entendemos com clareza o objetivo proposto em sala, de analisarmos a força que o atrito exerce quando há contato entre dois ou mais corpos.

2. Introdução teórica

Quando dois sólidosestão em contato, existindo entre as regiões de contato um estado de aspereza ou de rugosidade, pode haver o desenvolvimento de forças de ação e reação entre os corpos, numa direção tangencial à região de contato; tais forças são denominadas forças de atrito.
Tais forças só aparecem qunado há deslizamento ou tendência de deslizamento entre as superfícies em contato. A existência de atrito é, umestado em potencial que somente se traduz efetivamente através de uma força, quando há uma solicitação no sentido de haver movimento relativo entre os corpos em contato. Quando não há atrito, as forças trocadas entre os corpos são sempre perpendiculares à região de contato.
Há dois tipos de atrito, o atrito estático e o atrito dinâmico, ou cinético. O atrito é estático, quando não há deslizamentorelativo entre os corpos em contato, ou seja, a força motriz (F) é neutralizada pela força de atrito (Fat) , conforme figura 1.
O atrito é dinâmico, ou cinético, quando há deslizamento relativo entre os corpos em contato, ou seja, a força motriz (F) é maior do que a força de atrito (Fat) , conforme figura 2.

Figura 1 – Representação de Atrito estático
Fonte: INFO ESCOLA,2008.

Figura 2 –Representação de Atrito dinâmico
Fonte: INFO ESCOLA,2008.

Para podemos calcular a força de atrito, utilizamos um coeficiente de atrito, que pode ser estático ou dinâmico, multiplicando pela forma normal do corpo, ou seja, Fat=μ⋅FN

3. Material utilizado

Para a realização do expêrimento de força de atrito, utilizamos em sala de laboratório um dinamômetro, uma rampa inclinada, um blocode madeira tendo uma de suas faces uma borracha de E.V.A, dois pesos de 25g cada e um clipps.
Esses equipamentos foram de grande importância para a realização do experimento; segue abaixo os materiais utizados.

Figura 3 – Representação de Atrito dinâmico
Fonte:Cidepe.com, 2011

Com a ajuda destes materiais, que nos foram fornecidos pela Anhanguera, realizados o experimento proposto em sala,onde podemos determinar a força que o atrito tem quando o bloco de madeira entrava em contato com a rampa inclinada, e quando este mesmo bloco, agora com a face de borracha E.V.A entrava em contato com a rampa inclinada; bem como podemos determinar os coeficientes de atrito nos diferentes procedimentos abordados em sala de laboratório.

4. Procedimentos

Para maior exatidão do experimentoproposto em sala de laboratório, foi necessária a utilização um matérial bem distinto, que foi um clipps, (figura 4) devido a falta de equipamentos mais precisos e adequados.

Figura 4 – Clipps
Fonte: SANTOS, Eduardo, 2011

Após os ajustes para iniciarmos o experimento, determinamos a força de atrito, bem como seus coeficientes de atrito, quando o bloco de madeira entrava em contato com a rampa,inicialmente na horizontal e depois, aumentando a inclinação da rampa. O mesmo procedimento foi usado com a face de borracha E.V.A. Depois utilizamos os pesos no bloco de madeira, com a rampa na horizontal, para medirmos o coeficiente de atrito, através do dinamômetro. O mesmo critério foi usado com a face de E.V.A.
Depois de obtermos os dados através das medições, utilizamos uma tabela para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de atrito
  • A força de atrito
  • Força de atrito
  • Força de Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!