força centripeta

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FAG - FACULDADE DE GOIÂNIA







FÍSICA II













GOIÂNIA 2014
FAG







FORÇA CENTRÍPETA
Professor: Pablo
Aluno: Luiz Fernando da S. Santos
R.A.:6826460436Goiânia 2014
Força centrípeta

Força centrípeta é a força resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular.
Objetos que sedeslocam em movimento retilíneo uniforme possuem velocidade modular constante. Entretanto, um objeto que se desloca em arco, com o valor da velocidade constante, possui uma variação na direção do movimento;como a velocidade é um vetor de módulo, direção e sentido, uma alteração na direção implica uma mudança no vetor velocidade. A razão dessa mudança na velocidade é a aceleração centrípeta.


ouEntão:

A força centrípeta é a resultante das forças que agem sobre o corpo, com direção perpendicular à trajetória.
Onde:
= é a massa (em quilogramas no SI),
= é a velocidade linear do corpo(em metros por segundo no SI)
 = é o raio da trajetória percorrida pelo corpo (em metros no SI).
Em todo movimento circular existe uma força resultante na direção radial que atua como força centrípeta,de modo que a força centrípeta não existe por si só. Por exemplo, o atrito entre o solo e o pneu do carro faz o papel da força centrípeta quando o carro faz curvas. A força gravitacional faz o mesmopapel no movimento de satélites em torno da Terra.






 

Exemplo:
Um carro percorre uma curva de raio 100m, com velocidade 20m/s. Sendo a massa do carro 800kg, qual é a intensidade da forçacentrípeta?




 

Uma moto em um globo da morte está sujeita a cair quando estiver em seu ponto mais alto, para que isso não ocorra é necessário ter uma velocidade mínima naquele ponto. Comoo globo da morte é uma esfera oca onde o motociclista fica em sua parte interna, a força normal de reação ao contato da moto com a esfera (FN) vai estar sempre apontando para o centro da mesma e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Força Centrípeta
  • Força centripeta
  • Força centrípeta
  • Força centripeta
  • Força Centripeta
  • Força Centrípeta
  • Força centrípeta
  • FORÇA CENTRÍPETA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!