Fontes renováveis

Páginas: 15 (3547 palavras) Publicado: 17 de julho de 2012
Fontes Renováveis
Introdução

A energia é um dos recursos mais importantes do nosso planeta, pois esta é utilizada na maior parte dos trabalhos que executamos. Podemos dizer que um corpo possuí energia quando provoca alterações noutros corpos com os quais se interrelaciona, ou com o meio que os rodeia. Deste modo, a energia designa tudo o que pode ser transformado em calor, movimento ou luz,pois existem tipos distintos de energia como a elétrica, a mecânica, a química, a nuclear.
Para além de haver vários tipos de energia, esta obtém-se a partir de recursos energéticos que podem ser renováveis ou não renováveis. Estes recursos energéticos são matérias primas necessárias para a produção de energia e calor que incluem os combustíveis fósseis, os materiais radioativos e fontes deenergia hidroelétrica, eólica, geotérmica, da biomassa, hidrogênio e outros.




Desenvolvimento



As fontes de energia podem ser apresentadas de duas formas: convencionais ou alternativas. Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essasduas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.
Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, conseqüentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, hidrelétrica, maremotriz, geotérmica, biomassa, etc. Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como acana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações.
As energias renováveis são aquelas que estão em renovação constantemente e podem ser utilizadas continuadamente. Elas são provenientes de ciclos naturaisde conversão da radiação solar, que é a fonte primária principal de quase toda a energia disponível na terra.
Uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para sua utilização, como por exemplo o calor emitido pelo sol, a existência do vento, as ondas, e os cursos de água. As energias renováveis são inesgotáveis, mas limitadas em termos de quantidade deenergia que é possível extrair em cada momento.
As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no fato de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito estufa. A única excessão é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obtenção da energia o que origina dióxidode enxofre e óxidos de azoto.
A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, atenuando a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.
As fontes de energia renováveis ainda são muito pouco utilizadas devido aos altos custos de instalação, inexistência de tecnologias e redes de distribuiçãoexperimentadas, e em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização por parte dos governantes, dos municípios e dos consumidores.
Ultimamente tem observado um crescimento no consumo dos combustíveis fósseis, e levando em conta de esse aumento tende a apresentar dois importantes problemas, questões de ordem ambiental e o fato dos recursos energéticos fósseis serem finitos e esgotáveis. As fontesde energia renováveis surgem como uma alternativa às convencionais. O aproveitamento das fontes de energias renováveis deveria ser um dos objetivos primordiais da política energética nacional.



Energia Hidrelétrica

É aquela obtida a partir da energia potencial de uma massa de água, como rios e lagos podendo ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Poder ser convertida na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fontes renováveis
  • Fontes Renovaveis
  • Fontes renovaveis
  • Fontes renovaveis
  • FONTES RENOVAVEIS
  • fontes renovaveis
  • fontes renovaveis
  • fontes renovaveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!