Fontes históricas

Páginas: 2 (299 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Resumo
O artigo escrito por Isabella Fernandes da Costa, ALBA e Cone Sul: a viabilidade dos acordos energéticos, aborda inicialmente as tentativas de organização por parte daAmerica latina, para sair da dominação europeia e influência norte-americana. Num segundo momento, a autora se detém em especial aos acordos energéticos.
Ela cita os diversosacordos que foram criados entre os países latino-americanos e os objetivos que visavam; esses acordos porem não obteve muito êxito, ocorrendo mudanças e substituições. Ao fim da guerraFria, com a ascensão do capitalismo, estas organizações sofreram um impacto e foram influenciadas pelo novo sistema. Mas no inicio do século XXI os governos de esquerda ressurgeme as organizações latino-americanas ampliam suas perspectivas para as áreas sociais e culturais.
Neste momento é criado a Alternativa Bolivariana para America latina e Caribe(ALBA) que veio confrontar com o lado capitalista, Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Costa expõe esta iniciativa boliviana e cubana de desenvolver a região latino-americanacriando uma integração entre os povos; desta forma, um dos principais meios encontrados para tal integração são os acordos energéticos.
Estes acordos foram criados parabeneficiar todo o Cone sul, a autora coloca a intenção desta união, que tem como objetivo promover a sustentabilidade energética, integração política, social, econômica e infraestruturaregional. De forma que, a America latina possa resolver seus problemas e carências internamente deixando de lado a dependência europeia e norte-americana.
Em suas consideraçõesfinais, Costa deixa claro a importância dessa iniciativa dos países da America latina, que trazem uma proposta diferente. Mas deixa claro que ainda há muitos desafios a superar.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FONTES HISTÓRICAS
  • Fonte Histórica
  • Fontes históricas
  • fontes historicas
  • Fontes históricas
  • Fontes históricas
  • fontes históricas
  • Fonte Historica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!