Fontes de poluição do ar

Páginas: 21 (5161 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
1. Introdução
O problema da poluição do ar é intenso nas grandes cidades, especialmente naquelas localizadas nos países em desenvolvimento. Segundo uma avaliação do GEMS (Sistema Global de Monitoramento Ambiental), mais de 1,3.109 pessoas moram em cidades onde a concentração de particulados no ar sobrepassa os limites estabelecidos nos padrões da Organização Mundial da Saúde – OMS. Este valor,para o caso dos óxidos de enxofre, é de 1,2.109 pessoas. A OMS, com base na atualização dos dados obtidos no GEMS, chegou à conclusão que 1,6.109 pessoas correm riscos de saúde em consequência da poluição do ar.
As emissões de poluentes atmosféricos podem classificar-se em:
* Antropogênicas: aquelas provocadas pela ação do homem (indústria, transporte, geração de energia, etc.).
*Naturais: causadas por processos naturais, tais como vulcânicas, processos microbiológicos, etc.
As figuras 8.1 e 8.2 mostram, com base nos ciclos do nitrogênio e do enxofre na natureza, as principais fontes naturais e antropogênicas dos poluentes derivados destes elementos; óxidos de nitrogênio e de enxofre e sulfeto de hidrogênio.
FIGURA 8.1
Por outro lado, os poluentes gasosos podem serclassificados em:
* Primários: aqueles lançados diretamente na atmosfera, como resultado de processos industriais, gases de exaustão de motores de combustão interna, etc. Como exemplo. Temos os óxidos de enxofre SOX, os óxidos de nitrogênio NOX e particulados.
* Secundários: produto de reações fotoquímicas, que ocorrem na atmosfera entre os poluentes primários. Assim, por exemplo, temos a formação deozônio estratosférico e de peroxiacetil nitrato (PAN), como resultado da reação dos óxidos de nitrogênio com hidrocarbonetos na atmosfera (figura 8.3)
FIGURA 8.2
FIGURA 8.3
As emissões antropogênicas ocorrem de forma concentrada nos núcleos populacionais. Entretanto, em alguns casos, são menores que as ocasionadas pelos fenômenos naturais.
A geração de energia e a metalurgia constituem asatividades econômicas que maior quantidade de poluentes gasosos emitem à atmosfera.
Uma análise da distribuição, por fontes de emissão, de cinco poluentes, nos EUA, permite concluir:
- a emissão de óxidos de enxofre é quase totalmente devida à queima de combustíveis fósseis;
- a emissão de óxidos de nitrogênio distribui-se em partes iguais entre a queima de combustíveis fósseis e as emissões dosveículos automotores;
- os compostos orgânicos voláteis têm como fontes mais importantes os processos industriais e o transporte automotivo;
- as emissões de particulados estão uniformemente distribuídas entre as diferentes fontes;
- mais de 2/3 das emissões totais de CO, nos EUA, têm como fonte o transporte automotivo.
A tabela 8.1 apresenta um resumo dos tipos de poluentes, com maior impactoambiental, lançados à atmosfera pelos diferentes ramos da indústria e da atividade econômica em geral. Centrais termelétricas e incineradores de resíduos são considerados grandes emissores de poluentes. Porém, é preciso conhecer a diferença na composição dos gases de exaustão destas fontes. Nos incineradores, além de particulados, óxidos de enxofre e nitrogênio, existem dioxinas, furanos, vaporesde mercúrio e outros compostos ácidos (figura 8.4)
TABELA 8.1
FIGURA 8.4
Quando tem-se conseguido avançar no combate à poluição do ar?
A redução da concentração atmosférica de chumbo tem sido drástica, devido à proibição de sua utilização como aditivo da gasolina em muitos países. A concentração de particulados e óxidos de enxofre nos EUA, em comparação com o nível corresponde ao ano 1960, foireduzida em 44 e 77% (figura 8.5, GOKLANY, 1998). Isto não pode ser a base de um excessivo otimismo ambiental, pois, enquanto nas cidades do terceiro mundo a situação ambiental é crítica, nos mesmos Estados Unidos a redução na concentração no ar de alguns poluentes como o ozônio é um problema ainda por resolver. Um indicador do desempenho ambiental de economias em crescimento poderia der a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poluição do ar
  • Poluição do Ar
  • poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição de ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar
  • Poluição do ar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!