Fontes de poluição atmosférica

Páginas: 11 (2514 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
A atmosfera pode ser considerada como um local onde, permanentemente, ocorrem reações químicas. Ela absorve uma grande variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes, tanto naturais como industriais, que se podem dispersar, reagir entre si, ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.
O homem foi o responsável por uma poluição ambiental de formas tão variadas que umasimples enumeração dos fatores individuais se torna impossível. As fontes de emissão de poluentes primários e dos componentes secundários podem ser as mais variadas possíveis.
Podemos considerar dois tipos básicos de fontes de poluição: as chamadas ESPECÍFICAS e MÚLTIPLAS.
As FONTES ESPECÍFICAS são FIXAS em determinado território, ocupam na comunidade área relativamente limitada e permitem umaavaliação na base de fonte por fonte. Ex: Indústrias (Nefussi pág. 10-21).
As FONTES MÚLTIPLAS podem ser FIXAS ou MÓVEIS, geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas na base de fonte por fonte. Ex: casas  múltiplas fixas
carros  múltiplas móveis

Segundo a origem do poluente, é possível classificar as fontes de poluição como:
1 -Fontes naturais;
2 - Fontes Industriais;
3 - Queima de combustíveis;
4 - Queima de resíduos sólidos,
5 - Evaporação de produtos de petróleo;
6 - Atividades produtoras de odores;
7 - Fontes de radiações;
8 - Outras atividades.

Os agentes causadores da poluição do ar são diversificados : Refinarias de petróleo, fábricas de papel e de produtos químicos, fundições, veículosmotorizados, atividades domésticas, queimadas de florestas e de lixo, além de fontes naturais de monóxido de carbono, procedentes da oxidação atmosférica do metano, devido a putrefação da matéria orgânica. As fontes naturais deste composto estão distribuídas por todo o mundo, enquanto que as intervenções humanas se concentram em zonas muito menores.
Tipos de emissões: • poeira ou material particulado(MP)
• fumaça negra
• cheiro ou odor
• vapores gasosos/gases

Fontes naturais: A poluição natural é originada por fenômenos biológicos e geoquímicos.
Entre as fontes naturais podemos apontar o solo, a vegetação (polinização), os oceanos, vulcões e fontes naturais de líquidos, gases e vapores, descargas elétricas atmosféricas, etc.
Exemplo: ver artigos : “Ostérmitas são poluidores”- Ciência Ilustrada/83.
“O fim da natureza”- Superinteressante/fev. 90.
Vulcanismo : - joga poeira a 20-30 km de altura.
- partículas que chegam aos níveis mais altos tem diâmetro de aproximadamente 1 m. Estas partículas demoram de 2 a 12 anos na estratosfera antes de cair na troposfera, onde são rapidamente lavadas. Um vulcão emiteóxidos de nitrogênio e de enxofre, H2S, HCl, HF, SCO (sulfeto de carbonila), cinzas e partículas sólidas.
A vegetação emite muitos compostos orgânicos.
O solo emite N2O (desnitrificação), NH3 (processos aeróbicos) e gases redutores, como CH4, NO, H2S (fermentação anaeróbica em zonas úmidas, como pântanos, arrozais, bosques úmidos, etc)
Os oceanos são armazéns químicos, importantes fontes deemissão de componentes atmosféricos. Variações de temperatura na superfície do mar modificam as concentrações de uma grande diversidade de gases dissolvidos : CO, CO2, CH4, N2O, CS2 (dissulfeto de carbono) SCO, ClCH3 (cloreto de metila), etc.
Em geral, a contaminação proveniente de fenômenos naturais é assimilada pela natureza, a qual possui mecanismos físicos e químicos suficientes para degradaros contaminantes emitidos.

Fontes antrópicas :
O ser humano através da atividade industrial e urbana, joga resíduos à atmosfera, de forma incontrolada e constante, em amplas zonas do planeta. Aproximadamente 65 mil produtos químicos, provenientes de uma variedade de atividades industriais, encontram-se na atmosfera.

A Tabela 2.1 apresenta, de forma simplificada, os principais poluentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poluição atmosferica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosférica
  • Poluição atmosferica
  • Poluição atmosférica
  • poluição atmosférica
  • poluição atmosferica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!