FONTES DE INFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ESTUDO GEOGRÁFICO

816 palavras 4 páginas
FONTES DE INFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ESTUDO GEOGRÁFICO
O termo “demografia” foi usado pela primeira vez no ano de 1855, por Achille Guillard em seu livro Eléments de statistique Humaine ou Demógraphie Comparée (Elementos de estatísticas humana ou Demografia comparada).
A demografia é de grande importância, pois revela como a população está inserida em determinado espaço e como está se dando seu desenvolvimento, subdesenvolvimento ou pobreza através de estatísticas.
A demografia é uma área da ciência geográfica que estuda a dinâmica populacional por meio de estatísticas que apoiam-se em fontes sob religião, educação, etnia, e outros critérios que são influenciados por fatores como, taxa de natalidade, fecundidade, mortalidade e migração.
Três peças fundamentais do sistema oficial de informações demográficas em vigor são: os recenseamentos gerais, o registro dos fatos vitais e as pesquisas domiciliares, das quais o que apresenta um maior número de informações demográficas é a pesquisa nacional por amostra de domicilio (PNAD).
Os recenseamentos modernos, realizados decenalmente, desde1940, tem por objetivo conhecer o quantitativo e a estrutura socioeconômica da população de todo o país. As estatísticas vitais constituem na sistematização das informações sobre nascidos vivos, casamentos, óbitos fetais, informados pelos cartórios do registro civil. A PNAD investiga de forma permanente os temas: habitação, rendimento de mão-de-obra, educação e algumas características demográficas da população brasileira.
As estimativas populacionais calculadas pelo IBGE, embora seja de informações derivadas, também podem ser consideradas parte integrante desse sistema. Estas podem ser separadas em dois grupos: o primeiro, que apresenta o quantitativo da população por situação de domicílio, sexo e grupos etários, e o segundo, que se refere às estimativas da população brasileira e que servem de base à distribuição dos recursos do fundo de participação dos

Relacionados