Fonte regulável 0 - 30 vcc e fixa 24 vcc

Páginas: 11 (2749 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO................................................................ 4
2.1 PLACA ELETRÔNICA DE TENSÃO FIXA 24 Vcc............................................ 4
2.2 PLACA ELETRÔNICA DE TENSÃO VARIÁVEL 0 A 30Vcc........................... 6
3 FUNCIONAMENTO DETALHADO DOS CIRCUITOS ELETRÔNICOS............. 9
3.1 CIRCUITO DE TENSÃO FIXA 24Vcc............................................................... 9
3.2 CIRCUITO DE TENSÃO VARIAVEL 0VCC / 30Vcc........................................ 10
4 CONCLUSÃO..................................................................................................... 115 CRONOGRAMA................................................................................................. 12
6 ANEXOS............................................................................................................. 13

1 INTRODUÇÃO

A demonstração da construção geral de uma fonte de tensão fixa 24Vcc e de 0 a 30 Vcc elaborada no projeto a seguir põe em práticatodos os conhecimentos obtidos os longo do semestre quanto à definição de cálculos, dimensionamento de componentes e prática de montagem de circuitos eletrônicos; baseados no rebaixamento, retificação e controle de tensão, que garantem a saída desejada.
Todos os processos de testes eletrônicos executados ao longo desta experiência são documentados de forma clara e detalhada para bomentendimento da elaboração do projeto.

2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Segue abaixo todo o desenvolvimento, onde consta todo o processo de elaboração deste projeto:

- Escolhido tema do projeto e feito os primeiros esboços referente às placas e a estrutura e definido um cronograma inicial.

2.1 PLACA ELETRÔNICA DE TENSÃO FIXA 24 Vcc

- Montado o circuito de tensão fixa 24Vcc nosoftware Multisim e efetuado o dimensionamento dos componentes com relação à tensão/corrente e datasheet de cada componente (figura 1).

- Levantamento dos componentes disponíveis no laboratório para a confecção da placa de tensão fixa. Foram disponibilizados um capacitor eletrolítico de 10μF/50V, um capacitor eletrolítico de 10μF/25V, um capacitor eletrolítico de 1.000μF/50V, um capacitorpoliéster de 2nF/250V, uma ponte retificador de 25 A, um transformador de 200V/12+12V/2 A. e vários fios.

- Compra dos componentes necessários para a conclusão da placa. Foram comprados dois controladores de tensão LM7824, um transistor 2N3055, um resistor de 3,9kΩ, um diodo zener 1N4752 e uma placa de fenolite 20x20cm.

- Montagem do circuito de tensão 24Vcc fixa no protoboardpara confirmar a funcionalidade da placa e reconhecer problemas que possam ocorrer devido ao incorreto dimensionamento de componentes e ligações entre eles.

- Desenho da placa de tensão 24Vcc fixa no software Traxmaker para definir a posição de cada componente na placa e pré-visualização da placa de tensão 24Vcc fixa em formato 3D através da utilização do software Ultiboard (figura 3).- Copiado o desenho do circuito de tensão 24Vcc fixa para a placa através da impressão do mesmo em uma transparência e transferido pala a placa de fenolite com um processo de aquecimento do desenho em contato com a placa seguido de um choque térmico.
- Efetuada a corrosão da placa de tensão 24Vcc fixa através da submersão da mesma em um recipiente com o ácido percloreto de ferro. Esteprocesso levou aproximadamente uma hora e trinta minutos para ser concluído.

- Efetuada a furação da placa de tensão 24Vcc fixa com a utilização de uma furadeira de bancada disponibilizada pela ETT e utilizada uma broca com diâmetro de 1 mm. Logo após a furação foi retirada a tinta que fazia a marcação das trilhas na placa de fenolite utilizando-se de palha de aço.

- Iniciada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonte regulável
  • FONTE DE TENSÃO REGULAVEL
  • FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTABILIZADA REGULÁVEL
  • fonte simétrica de tensão regulável
  • Projeto fonte regulável
  • Relatorio Fonte Fixa e Variavel
  • Fonte 0 à 30Vcc
  • Fonte ajustavel (0

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!