Fonte de Heron

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2013
SUMÁRIO



1. Introdução .......................................................................... 2
2. Materiais ............................................................................ 3
3. Conceitos Físicos ............................................................... 4
4. Montagem............................................................................7
5. Consideraçõesfinais ......................................................... 11
6. Referencial Bibliográfico ................................................. 11





















1. Introdução
Heron foi um grande engenheiro, matemático e físico. Acredita-se que Heron viveu em torno de 10 a 70 d.C.Ele era conhecido também como Hero ou Heron de Alexandria. Hero deixougrandesinvenções e contribuições nas ciências exatas tais como: foi o primeiro inventor a documentar omotor movido a vapor e também a “aeolipile” (aparato que funciona como uma bobina através de vapor), além de ter deixado a conhecida Fórmula de Heron usual para calcular a área de um triângulo em termos de seus lados. Também contribuiu na astronomia ondeforneceu o método computando a distâncias entre Roma eAlexandria através da hora local do eclipse lunar. Além de todas esses legados deixados por ele houve um em especial que nos dedicamos em reproduzi-lo. O aparato leva o nome de Fonte de Heron.
A fonte de Heron consiste de um aberto e dois esféricos fechados: O primeiro que chamamos de A, totalmente aberto à atmosfera e os outros dois fechados, que chamamos de B e C. Todos são conectados por 3 tuboscomo mostra a Fig.1.
Para que a fonte comece a funcionar é necessário que o vaso B esteja parcialmente cheio de água, o vaso C e o A com água até o nível do extremo do tubo que interliga os vasos A e C. Colocando água no vaso A, suficiente para encher o tubo que interliga os vasos A e C, estabelece-se uma coluna de água no tubo aumentando a pressão do ar dentro dos vasos B e C. A pressão B,sendo maior do que a pressão atmosférica, faz com que a água deste vaso escoe pelo tubo, jorrando no vaso A. Esta por sua vez flui pelo tubo mantendo a coluna de água e quando toda a água do vaso B escoa para o A, cessa o funcionamento da fonte.

Figura 1: Fonte de Heron
2. Materiais
3 placas quadradas, de madeira (A, B e C), com espessura de0,5 cm e lados de 15 cm;
2 sarrafos (D e E) de 1 cm de espessura, 5 cm de largura e 150 cm de comprimento.Veja em (a,b), das ilustrações, a montagem dessas peças, formando a "prateleira" de 3 patamares A, B e C. A placa A apresenta um orifício central de 3 cm de diâmetro.
2 garrafas de refrigerante (G1 e G2) tipo "Big", em plástico, com capacidades de 2 litros.
1 bacia de plástico (BP),redonda, com diâmetro de cerca de 30 cm, com um furo central em seu fundo, com diâmetro de 2,5 cm. Forma de "pizza" ou de bolo também servem.
3 rolhas de borracha ou cortiça dura, com dois furos cada: uma (a grande - R1) que se adapte ao furo da bacia e ao orifício da plataforma A e as outras duas (R2 e R3) que sirvam para as bocas das garrafas plásticas ou garrafões.
1 tubo de vidro (6 mm) com umadas extremidades afunilada e cerca de 15 cm de comprimento (T1) ; 1 tubo de vidro reto com cerca de 8 cm de comprimento (T2) ; 4 tubos de conexão em L (cotovelos em 90 graus), com pernas de 5 cm de comprimento (T3).
(g) 2,5 metros de "tripa de mico" (TM) (látex) ou tubo plástico flexível (mangueirinha) de diâmetro interno igual ou ligeiramente menor que o diâmetro externo dos tubos de vidro.Figura 2: Placas quadradas de madeira e rolhas de borracha.

Figura 3: Garrafas pet e bacia de plástico.

Figura 4: Tubo plástico.

3. Conceitos Físicos

Considerando que a água se comporta como um fluido ideal, isto é, de viscosidade nula, demonstraremos teoricamente o funcionamento da fonte.
Supondo que a fonte já esteja em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonte de Heron
  • Fonte de heron
  • Fonte de Heron
  • fonte de heron
  • FONTE DE HERON
  • Fonte de Heron
  • Fonte de Heron
  • Heron

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!