FONTE CHAVEADA

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2013




MECATRÔNICA – 1º TERMO NOTURNO







TRABALHO SOBRE
FONTES


















FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Introdução:

Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo eletrônico constituído por quatro blocos de componentes elétricos: umtransformador de força (que aumenta ou reduz a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo eum regulador de tensão.
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua, mais adequada para alimentar cargas que precisem de energia CC.

Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ouponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.

Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através decapacitores e a tensão resultante é "chaveada" ou comutada (transformada em tensão CA de alta freqüência) utilizando-se transistores de potência. Essa energia "chaveada" é passada por um transformador (para elevar ou reduzir a tensão) e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução dosinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.


Funcionamento:

Oobjetivo da fonte de alimentação é transformar a tensão do fornecedor de energia 110 v-220V em corrente alternada AC numa tensão de corrente contínua que permita os equipamentos em CC funcionar.
As fontes de alimentação são fundamentais no funcionamento dos circuitos elétricos e eletrônicos.





A fonte de alimentação básica é constituída por 4 sectores:

Transformador - Transforma atensão AC e corrente de entrada para um valor utilizável em AC.
Ponte retificadora - Retifica os pulsos de modo a produzir uma saída polarizada DC.
Filtragem - Filtra a tensão tornando a corrente contínua.
Regulação - Regula a saída de modo a ter uma tensão constante.

Transformador:



Relação transformação =
Vp
=
Np
e
P.saída = P.ent.

Vs

Ns

Vs x Is = Vp x Ip

Vp = Tensãoprimário (entrada) 
Np = Número de espiras no primário
Ip = Corrente primário (entrada)
   
Vs = Tensão secundário (saída)
Ns = Número de espiras no secundário
Is = Corrente secundário (saída)

Transformador + Retificação:



Existem várias formas de ligar díodos de modo a criar um retificador e converter AC para DC. A ponte retificadora é o mais importante e que produz uma retificaçãode onda completa. Um retificador de onda completa pode ser feito a partir de apenas dois díodos, mas este método raramente é usado uma vez que os díodos são extremamente baratos. Um único diodo pode ser utilizado como retificador, mas só usa o positivo (+) do AC, produz apenas meia-onda em DC.

Uma Ponte Retificadora usa a onda AC (tanto a secção positiva como a negativa). 1,4V perde-se naponte, porque cada um dos díodos retificadores perde 0,7V (queda de tensão numa junção PN de silício) na condução e há sempre dois díodos em condução. Pontes retificadoras são classificadas pela corrente máxima e a tensão inversa máxima que podem suportar (esta deve ser, pelo menos, três vezes a tensão RMS de modo a que os retificadores possam suportar os picos de tensão).

Transformador +...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fontes chaveadas
  • fonte chaveada
  • fontes chaveadas
  • Fontes Chaveadas
  • Fonte chaveada
  • Fontes Chaveadas
  • fonte chaveada
  • fontes chaveadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!