Fonte CC ajustável 0-12V x 1A

Páginas: 6 (1498 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Campus Pato Branco









ELETRÔNICA A



APS
Fonte de tensão ajustável 0-12V x 1A




Leonardo Notaroberto Custódio Silva
Luigy Bertaglia Bortolo
Pato Branco, PR
2014

Resumo
No presente relatório temos a implementação de uma fonte de tensão variável de 0 a 12 Vcc, elaborada no projeto aseguir põe em prática todos os conhecimentos obtidos os longo do semestre quanto à definição de cálculos, dimensionamento de componentes e prática de montagem de circuitos eletrônicos; baseados no rebaixamento, retificação e controle de tensão, que garantem a saída desejada.

Introdução
Uma fonte ajustável é de extrema importância didática para a realização das práticas laboratoriais, devido ànecessidade de uma fonte fornecedora de energia para alimentar as montagens e ensaios de circuitos eletrônicos.
A figura abaixo representa o funcionamento geral do projeto em questão :


Figura - Diagrama de blocos do projeto

Transformador
A parte rebaixadora de tensão é constituída, basicamente, por um transformador que tem como função, neste caso, reduzir a tensão alternada (CA) que chegaráà parte retificadora. Essa transformação é de acordo com a relação de espiras entre a parte primária e secundária do mesmo.

Retificador de onda completa
Configuração em ponte
O bloso retificardor tem por função transformar a corrente alternada (CA) em uma onda retificada com uma parcela em corrente contínua (CC), para isso utilizamos diodos semicondutores, pois como vimos em sala, os diodospossuem como caracteristica básica permitir a passagem de corrente em um único sentindo.

Figura - Exemplo de sinal de entrada

Figura - Retificador de onda completa em ponte, semelhante ao usado no projeto

Figura - Exemplo de sinal retificado de onda completa
Essa retificação é obtida porque quando o sinal de entrada for o de intervalo de 0 – T/2 os diodos D2 e D3 estão diretamentepolarizados, curto circuito, e os diodos D1 e D4 inversamente polarizado, circuito aberto. Quando o intervalo é T/2 – T os diodos D1 e D4 estão diretamente polarizado, curto circuito, e os diodos D2 e D3 estão inversamente polarizados, circuito aberto.
Como a área acima do eixo para um periodo T é o dobro da área obtida no retificador de meia onda, o nível CC também foi dobrado, portando a tensãomédia e tensão cc são dadas por
;
Assim como no caso de meia onda, para que o diodo permita passagem de corrente.

Filtro Capacitivo
O filtro capacitivo tem a finalidade de eliminar a componente CA do circuito, tornando o sinal ondulante, oque consiste na eliminação de variações bruscas na tensão sobre a carga resistiva graças à presença do capacitor que age como “amortecedor”.Controle de Tensão
Regulador de tensão tipo série
Um regulador simples, do tipo série apresentado na figura 5, tem como elemento de controle um transistor Q1 e diodo zener Dz fornece a tensão de referencia. A operação de regulação pode ser descrita como segue:
1- Se a tensão de saída diminuir, a tensão base-emisor aumenta, fazendo com que o transistor conduza mais, e desta forma aumentando a tensãode saída – mantém a saída constante.
2- Se a tensão de saída aumentar, a tensão base-emissor diminui, e o transistor conduz menos, reduzindo a tensão de saída – mantém a saída constante.

Figura - Circuito regulador tipo série
Ao adicionarmos um potenciometro em paralelo com o diodo zener, e seu ajuste na base, poderemos alterar a tensão de saída alterando a resistencia do potenciometro.Desenvolvimento prático

O desenvolvimento prático será separado em três etapas:
1. Dimensionamento dos componentes
2. Simulação
3. Prática
Cada etapa terá seus materiais, já que a simulação difere do comportamento dos componentes reais, e não estão sujeitos a falhas externas como mal contato nas protoboard, algum defeito de fabricação ou substituição de componentes por componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonte ajustável 0 à 12V 5A
  • Fonte cc de 12V
  • Fonte ajustavel (0
  • fonte 12v
  • Fonte 12V
  • Fonte ajustável
  • Fonte CC
  • FONTE CC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!