Fonte alimentação DC

Páginas: 10 (2353 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013


INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 1
CONVERSOR DE FREQUÊNCIA ---------------------------------------------------------------- 2
CAMPOS DE APLICAÇÃO --------------------------------------------------------------------------3
CRITÉRIOS DEDIMENSIONAMENTOS ------------------------------------------------------- 4
CONVERSORES CA-CC – RETIFICADORES ------------------------------------------------ 5
RETIFICADOR CONTROLADO ------------------------------------------------------------------- 6
RETIFICADORES NÃO CONTROLADOS ------------------------------------------------------ 7
RETIFICADORES NÃO-CONTROLADOS COM ENTRADA TRIFÁSICA-------------- 8
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------- 9





1. INTRODUÇÃO

A obtenção de uma tensão contínua a partir de uma fonte CA de frequência diferente é muitas vezes necessária para o acionamento de diversas cargas ou alimentação de sistemas.
Os conversores que realizam a transformação CA-CC são chamadosinversores.Conversores de corrente alternada para corrente contínua (CA/CC) são equipamentos robustos de alto desempenho e confiabilidade, destinados ao acionamento e controle de motores de corrente contínua (CC), com excitação independente, para variação e controle de velocidade em1 ou 4 quadrantes da curva Torque x Velocidade.
São constituídos basicamente de um estágio de potência e um estágio de controle. Oestágio de potência é formado por uma ponte trifásica com 6tiristores e que permite o controle total da tensão de saída, possibilitando a obtenção de valores eficazes positivos ou negativos.


2. CONVERSOR DE FREQUÊNCIA

Os conversores de frequência, também conhecidos como inversores de frequência, são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada cossenoidal, em potênciacontínua e finalmente convertem esta última, em uma tensão de amplitude e período variáveis.
A denominação Inversor ou Conversor é bastante controversa, sendo que alguns fabricantes utilizam Inversor e outros Conversor. Inerentemente ao projeto básico de um Conversor de Frequência, teremos na entrada o bloco retificador, o circuito intermediário composto de um banco de capacitores eletrolíticos ecircuitos de filtragem de alta frequência e finalmente o bloco inversor, ou seja, o inversor na verdade é um bloco composto de transistores IGBT, dentro do conversor. Na indústria, entretanto, ambos os termos são imediatamente reconhecidos, fazendo alusão ao equipamento eletrônico de potência que controla a velocidade ou torque de motores elétricos.
Os conversores de frequência de última geração, nãosomente controlam a velocidade do eixo de motores elétricos trifásicos de corrente alternada, como também, controlam outros parâmetros inerentes ao motor elétrico, sendo que um deles é o controle de Torque.
Através da funcionalidade que os microprocessadores trouxeram os conversores de frequência hoje são dotados de poderosas CPUs ou placas de controle microprocessadas, que possibilitam umainfindável variedade de métodos de controle, expandindo e flexibilizando o uso dos mesmos. Cada fabricante consegue implementar sua própria estratégia de controle, de modo a obter domínio total sobre o comportamento do eixo do motor elétrico, permitindo em muitos casos que motores elétricos trifásicos de corrente alternada, substituírem servo motores em muitas aplicações. Os benefícios são diversos,como redução no custo de desenvolvimento, custo dos sistemas de acionamento, custo de manutenção.
Os Conversores de Frequência, por serem dispositivos dotados comumente de uma ponte retificadora trifásica a diodos, ou seja, trata-se de cargas não lineares, geram harmônicas. Os fabricantes de conversores de frequência disponibilizam filtros de harmônicas, alguns já integrados ao produto, outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonte de alimentação dc 1.2
  • Fonte dc
  • fontes de alimentação
  • Fontes de alimentacao
  • Fonte de ALimentação
  • Fontes de alimentação
  • Fontes de alimentação
  • Fontes de alimentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!