Fonte ajustável 0 à 12V 5A

Páginas: 16 (3999 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
RENAN DE MORAIS DUTRA
ANDRÉ FOUCHY LIMÕES
FONTES DE ALIMENTAÇÃO LINEARES
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Eletrônica_1, do curso de Engenharia Elétrica, da Universidade Unisinos-SL ministrado pelo professor Rubem.
SÃO LEOPOLDO
Junho de 2013
1 OBJETIVO
Nesta prática tem-se por objetivo aprimorar os conhecimentosadquiridos sobre dispositivos semicondutores vistos em aula e produzir duas fontes de alimentação que possam ser utilizadas em uma bancada de trabalho pessoal, sendo uma delas variável e a outra simétrica positiva e negativa.
2 INTRODUÇÃO
2.1 PROCEDIMENTO

Projetar e montar uma fonte de alimentação linear, regulada e estabilizada, com saídas fixas e variáveis, utilizando elementos discretos, queatenda as seguintes especificações:
2.1.1 FONTE COM SAÍDA FIXA
A fonte de saída fixa deverá ser simétrica, +5V e -5V, corrente igual ou superior a 1A, com limitação de corrente, proteção e sinalização contra curto-circuito na saída.
2.1.2 FONTE COM SAÍDA VARIÁVEL
A tensão variável na saída, entre 3 e 15V, corrente máxima na carga de 2A ou maior, limitação automática da corrente e proteçãocontra curto-circuito na saída, com sinalização de ocorrência do mesmo. Só poderão ser utilizados transistores.
Um monitor de tensão em janela, com LED’s deverá indicar a situação da tensão de saída (V0) nas seguintes condições:
- Se V0 < (6V ± 5%) Acenderá um LED vermelho;
- Se V0 > (12V ± 5%) Acenderá um LED verde;
- Se (6V ± 5%) < V0 < (12V ± 5%) Acenderá um LED amarelo.
2.2DEFINIÇÕES
Conceitos e funcionamento dos principais componentes que utilizamos no projeto, os quais foram adquiridos no decorrer da atividade acadêmica de Eletrônica I, abordaremos na sequência para melhor compreensão dos assuntos abordados no presente relatório.
2.2.1 REGULADOR DE TENSÃO
A finalidade dos circuitos reguladores de tensão é a manutenção da tensão de saída de um circuitoelétrico. Sua função principal é manter a tensão produzida pelo gerador/alternador dentro dos limites exigidos pela bateria e pelo sistema elétrico que esta alimentando e para tanto é necessário que a tensão de entrada seja superior à tensão de saída.
Um regulador de tensão é incapaz de agir compensando quedas de tensão ou corrente em sua entrada, para entrega com tensão adequada.
2.2.2 TRANSISTORBJT
Resumidamente pode-se afirmar que o transistor é um dispositivo de corrente controlado por corrente. O transistor é dotado de três (03) terminais, sendo eles: Base, Coletor e Emissor.
2.2.2.1 TIPOS DE JUNÇAO
Para os transistores de junção bipolar (TJB) existem dois tipos diferentes de junção, figura 01: A junção NPN, aonde a base é do tipo p e as outras regiões são do tipo n e a junção PNPonde a base é do tipo p e as demais regiões são do tipo p, ou seja, podendo analogamente serem comparados com a união de dois diodos semicondutores.
1303020112395
Figura 01: Tipos de junção de um transistor.
2.2.2.2 TRANSISTOR OPERANDO EM CHAVEAMENTO
O controle da corrente coletor-emissor é feito injetando-se corrente na base. O efeito transistor ocorre quando a junção coletor-base épolarizada reversamente e a junção base-emissor é polarizada diretamente.
Portanto uma pequena corrente de base é suficiente para estabelecer uma corrente entre os terminais de coletor-emissor. Esta corrente será tão maior quanto maior for a corrente de base, de acordo com o ganho do transistor.
2.2.2.3 SATURAÇÃO POR CHAVEAMENTO FORTE
Produz um super dimensionamento do circuito de entrada, de modoa produzir uma corrente de base (IB) alta o suficiente para produzir uma corrente de coletor (IC) “independente do ganho (β) do transistor” seguindo a seguinte equação:
2.2.2.4 TRANSISTOR OPERANDO COMO FONTE DE CORRENTE

2.2.2.5 TRANSISTOR TIPO DARLINGTON
O transistor Darlington é um dispositivo semicondutor que combina dois transistores bipolares no mesmo encapsulamento.
Esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonte CC ajustável 0-12V x 1A
  • Fonte ajustavel (0
  • fonte 12v
  • Fonte 12V
  • Fonte ajustável
  • Transformador 127 220V Para 12V 5A
  • Rlatorio de fonte ajustavel
  • Fonte cc de 12V

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!