Fonologia / fonética

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
Disciplina: Língua Portuguesa

Atividade avaliativa

Fonologia / Fonética

Fonologia

Fonologia é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Ao estudar a maneira como os fones (sons) se organizam dentro de uma língua, classifica-os em unidades capazes de distinguir significados, chamadas fonemas.

Fonética
Estudo dos fonemas, da sua produção, seuscaracterísticos e sua percepção pelo ouvido

Fonema e Letra:
A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através de letras. Por isso, o fonema não pode ser confundido com a letra. O fonema é a menor unidade sonora da língua, enquanto a letra é um sinal gráfico e visual, cuja função é representar o fonema de acordo com as normasda língua.
A correspondência entre letra e som não ocorre em todas as situações, pois uma mesma letra pode representar fonemas distintos, como por exemplo: o x nas palavras: próximo, exato e feixe.
Mas, há casos em que letras distintas representam o mesmo som, como acontece como, por exemplo: as palavras, seco, cedo, laço e próximo.
Por fim, nota-se que uma letra pode representar mais de umfonema, como fixo, cuja leitura é "fikso", enquanto existe letra que não tem som, como o h em hora. Temos ainda os sons ora representados por uma só letra, ora por duas como, por exemplo: xícara/chinelo, gato/guitarra e rabo/carro.

Classificação dos Fonemas:

Os fonemas são classificados em vogais, consoantes e semivogais:
As vogais são sons produzidos sem obstáculos para a passagem de ar,que passa livremente pela boca, oriundo do pulmão. Sua emissão é independente de outro fonema, por isso constitui a base da sílaba.
As consoantes são fonemas produzidos através da obstrução do ar proveniente do pulmão, precisando de uma vogal para ser emitidos. Esses obstáculos podem ser totais ou parciais, a partir da posição da língua e dos lábios.
Já as semivogais sempre acompanham um vogal,formando sílaba com ela. Na língua escrita às semivogais são representadas pelo "i" e "u", podendo em alguns casos serem representadas pelo "e" e "o".
-------------------------------------------------
Deve-se observar também que a é sempre vogal e se estiver acompanhada de outra vogal na mesma sílaba, esta será semivogal.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Alfabeto Fonético
-------------------------------------------------

Encontros vocálicos:
Os encontros vocálicos referem-se à seqüência de sons vocálicos (vogais e/ou semivogais) que pode ocorrer numa mesma sílaba ou em sílabas separadas. As vogais serão as pronunciadas mais fortes, enquanto as semivogais serão mais fracas, ou seja, e átonas. São três os tiposde encontros vocálicos: hiatos, ditongos e tritongos.
* Hiatos: é a sequência de duas vogais em sílabas diferentes. Ex.: saúde, cooperar, ruim, crêem.
* Ditongos: ocorre quando uma vogal e uma semivogal são pronunciadas numa só sílaba, independente da ordem destas. Os ditongos podem ser classificados em decrescentes (pouco) ou crescentes (série) e orais (todos aqueles que não são nasais)ou nasais (pão).
* Tritongos: são constituídos por uma vogal entre duas semivogais numa só sílaba.
Ex.: Paraguai, iguais.
Os tritongos também podem ser classificados em nasais ou orais, seguindo as mesmas regras dos ditongos.
Além dessas regras gerais, deve-se observar também que: am / em, no final das palavras, correspondem aos ditongos ao / ei nasalizados.
Cuidado com os falsosditongos, pois quando átonos finais, os encontros (ia, ie, io, ao e ua) são normalmente ditongos crescentes, mas também podem ser hiatos. Se esses grupos não forem finais nem átonos, só podem ser hiatos (memória, democracia, viela).
Os encontros de palavras como praia, maio, feio, goiaba e baleia são separados de forma a criar um ditongo e uma vogal sozinha depois
Encontro consonantal:
O encontro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fonetica Fonologia
  • Fonética e Fonologia
  • fonetica e fonologia
  • Fonética e fonologia
  • fonética e fonologia
  • Fonética e Fonologia
  • Fonética e Fonologia
  • Fonética e fonologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!