fomes e camalidades

469 palavras 2 páginas
De acordo com o enunciado Proposto neste trabalho procede-se primeiramente a associação de palavras-chaves em dois grandes temas: sociedade e Economia. Contudo não nos podemos esquecer que tanto Cultura, Politica ou Economia se completam em todas as épocas. Embora qualquer articulação no processo histórico seja artificial (e passível de críticas), essa prática torna-se indispensável para que o conhecimento histórico se torne inteligível. Desse modo, pode haver tantas divisões quantos pontos-de-vista - culturais, etnográficos e ideológicos. Não há como definir um padrão único ou consensual. Por isso podemos dizer que a Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789.

Podemos dizer que nos séculos XV e XVI, vive-se um dinamismo civilizacional notável numa Europa que se abre ao Mundo e ultrapassa as crises dos finais da Idade Média. Analisando a sociedade na Idade Moderna, esta adquiri a mesma forma, vista anteriormente na época medieval. Concentra-se em três grandes grupos socias: Clero, Nobreza e Povo. Numa sociedade de ordens, os grupos sociais mantinha-se hierarquizados segundo a honra, estima, dignidade vinculados a determinadas funções pelo conjunto de habitantes. A hereditariedade era importante porque esta permitia à família sobreviver, na vida e no pós-morte: as gerações eram solidárias entre si. A importância da família encontrava-se não só na transmissão do nome ou de uma terra, mas na aprendizagem de um ofício.
Na segunda metade do século XV e o primeiro quartel do século XVI foram marcados pelo crescimento demográfico e por uma certa mobilidade social. Nas cidades, uma burguesia capitalista afirmava-se nos sectores têxteis e mineiro e

Relacionados

  • hist ria medieval
    3529 palavras | 15 páginas
  • Lingua prtuguesa e suas variações pelo tempo
    61205 palavras | 245 páginas