fome no mundo

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A Fome no Brasil e no Mundo


INTRODUÇÃO
A fome no Brasil e no Mundo

Muitas pessoas no mundo inteiro ainda passam fome. Vários motivos levam à existência da fome no mundo. Porque será que em alguns países o problema da fome é mais acentuado do que em outros? No Brasil e no mundo existe uma polêmica sobre a produção de alimentos, e existe umconselho geral de que a área do planeta insuficiente para alimentar toda a sua população. Milhões de brasileiros estão abaixo da linha de pobreza. Com a crise mundial dos alimentos, a previsão é que, em curto prazo, milhão padecerá de fome. Mas a fome não é um problema de agora, ela sempre existiu na Terra e sempre existirá, porque, além de outras coisas, há abismos sociais que garantem isso.Enquanto muitos morrem de fome, outros têm além do que precisam para viver bem.
A Fome no Brasil e no Mundo

A definição que consta em dicionários afirma que a fome é a condição em que o indivíduo não recebe a quantidade de alimento suficiente para um dia, causando desconforto e dor.
Se os intervalos entre as refeições são grandes demais, o organismo pode até responder com tonturas, mal-estar,fraqueza e dor no estômago, uma espécie de protesto por comida.
O número de pessoas passando fome chega a ser assustador, ainda mais para algum desavisado que se propõe a pesquisar sobre o assunto. O relatório “Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2004”, de publicação anual e elaborado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), assegura que entre 1990 e 1992 aspessoas famintas, no Brasil, somavam 18,5 milhões. A soma diminui para 16,5 milhões entre 1995 e 1997 e para 15,6 milhões entre 2000 e 2002.
Para medir a fome a FAO considera a ingestão calórica, a quantidade de comida disponível e as desigualdades no acesso aos estoques de alimento.
Acesse o material completo da pesquisa :
A fome no mundo atual
A fome pode ser expressa de duas formas: abertaou epidêmica; e oculta ou endêmica.

A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso ocasiona a morte de milhares de pessoas.

Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas porconflitos.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.

A subnutrição fragiliza a saúde, tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.Observando esse panorama, nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessida

Fome no mundo Rss
Rss
Avaliar
Avaliar
E-mail
E-mail
Imprimir
Imprimir
Escola Kids » Fome no mundo

Fome no mundoA fome é umdos principais problemas enfrentados pelo mundo atualmente
Quando falamos do problema da fome do mundo, não estamos falando daquela vontade de comer que você sente na hora do almoço ou do jantar. O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos.

Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com aquestão econômica, vinculada diretamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem. Atualmente, estima-se que 1 bilhão de pessoas em todo mundo sofram com esse problema.

Para entender melhor essa questão, os cientistas sociais dividiram a fome em dois tipos: a endêmica ou aberta e a epidêmica ou oculta.

Fome epidêmica ou aberta: é aquela que ocorre graças a situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fome no mundo
  • fome no mundo
  • A fome no Mundo
  • Fome no mundo
  • Fome no Mundo
  • A fome no mundo
  • Fome no mundo
  • A fome no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!