FOLMOL

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FORMOL

Muita gente recorre ao formol às vezes até de maneira ilegal em busca de um cabelo liso. Porém, seu uso pode trazer sérias repercussões à saúde e não é só na cabeça.
 André Biernath\ 
Ofio dissecado
O cabelo é dividido em três partes: a cutícula, mais externa, é irregular, com pedaços que se sobrepõem; o córtex, feito de queratina, responde pelo formato das madeixas; a medula, aporção central, não tem uma função conhecida. 

Origem capilar
A estrutura da cabeleira é definida pela genética: 

Mongoloide
É o cabelo 100% liso, comum nos asiáticos. Por motivos óbvios, nãoprecisa de alisamento.

Caucasoide
Fica num caminho intermediário, apresentando algumas ondulações. Costuma brotar na cabeça dos europeus. 

Negroide
Típico de afrodescendentes, são os fios maiscrespos, totalmente enrolados. 

Calor
O uso de temperaturas altas, por meio de aparelhos como as pranchas e as chapinhas, destrói as pontes de hidrogênio, estruturas que ficam no córtex e definem ocaimento do fio. Esse procedimento não é muito indicado, pois queima as camadas externas. 

Água
É natural que, ao tomar banho ou molhar a cabeça, o cabelo fique mais liso. Isso acontece porque oH2O desorganiza as chamadas pontes salinas, também no córtex. Basta as madeixas secarem para que tudo volte aos seus parâmetros usuais.

Formol
Sua fórmula é simples: hidrogênio, carbono eoxigênio. Ele é empregado nas mais diferentes situações. Uma das aplicações mais conhecidas é a conservação de corpos para fins científicos, como os utilizados nas aulas de anatomia. Inclusive, seu poderalisante surgiu nesse contexto. Técnicos de laboratório observaram que os cadáveres ficavam com os pelos lisinhos quando eram embebidos em formol. Daí, para a descoberta atravessar os muros dasuniversidades e chegar aos salões de beleza foi um pulo. Só que o formol traz danos irreversíveis à saúde, inclusive a dos fios. 

Como o formol age
Substâncias como a amônia, presente nos produtos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!