Folga orçamentária

Páginas: 21 (5226 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAI – CEAVI
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







TATIANE SCHMITZ







FOLGA ORÇAMENTÁRIA BASEADA NA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL E NA PARTICIPAÇÃO DOS SUBORDINADOS NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO



















IBIRAMA – SC
2012
TATIANE SCHMITZ






FOLGAORÇAMENTÁRIA BASEADA NA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL E NA PARTICIPAÇÃO DOS SBORDINADOS NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO





Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Ciências Contábeis, da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel.



Orientador: Vanderlei dos SantosIBIRAMA – SC
2012

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4

1.1 PROBLEMA 5

1.2 OBJETIVOS 6
1.2.1 Objetivo Geral 6
1.2.2 Objetivos Específicos 6

1.3 JUSTIFICATIVA 7

1.4 HIPÓTESES 7

1.5 METODOLOGIA 8

2 BASE TEÓRICA 9

2.1 PROCESSO ORÇAMENTÁRIO 9

2.2 FOLGA ORÇAMENTÁRIA 15

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19





















1INTRODUÇÃO

O orçamento é uma ferramenta de gestão que auxilia nas atividades da organização com a elaboração do planejamento e controle das áreas da organização. Dentro do contexto atual as organizações vêm passando por dificuldades de mercado e para sobreviverem precisam buscar melhorias em seu desempenho de suas atividades. Para isso é fundamental controle e planejamento das atividades daorganização. A implantação do orçamento na empresa é de grande auxilio para vizualização antecipada de possíveis resultados a se realizarem, baseando-se em resultados auferidos em anos anteriores. Através do orçamento as empresas podem buscar alcançar os resultados pré-estabelecidos e assim aumentar o seu desempenho.
O orçamento pode ser considerado um desafio para a organização, conseguir realizar as suasatividades como planejado e organizado para atingir as metas propostas é mostrar que a organização tem estrutura firme e admistração compremetida.
Segundo Bornia e Lunkes (2007) o orçamento se tornou elemento principal de gestão usado nas organizações que permite gerenciamento e disciplina das divisões da organização. Depois de elaborado e aprovado para o exercício é observado pelas divisões asalterações ocorridas durante o exercício.
Lunkes (2007) define o orçamento como um plano que contém todas as descrições das atividades e operações a serem realizadas no período, resultando em um plano financeiro.
“O orçamento tem como princípio fundamental o planejamento e o controle do resultado, através do planejamento formal, da coordenação efetiva e do controle dinâmico das operaçõesda empresa.” (BORNIA, LUNKES, 2007, p. 39).
Porém críticas são lançadas a esta ferramenta: o orçamento requer muito tempo para sua elaboração e aprovação, é difícil estimar de forma real as receitas e despesas devido às diversas alterações no mercado, tiram a flexibilidade gerencial, criam diversos problemas comportamentais e diversos outros apontados na literatura (FANK; ANGONESE eLAVARDA, 2010).
E devido a estas críticas um tema em especial é levantado, a folga orçamentária ou reservas orçamentárias.
Nessa perspectiva, a folga orçamentária ocorre quando o gestor, sem consentimento dos seus superiores superestima os gastos, subestima as receitas e superestima a demanda de recursos sob sua responsabilidade, objetivando a satisfação própria num processo de remuneraçãopor resultados relacionados ao orçamento (ONSI, 1973; LIBBY, 2003; DAVIS; DeZOORT; KOOP, 2006; JUNQUEIRA; OYADOMARI; MORAES, 2010 apud FARIA, 2011).
Davila e Wouters (apud Frezatti et al 2010, p.202) descrevem que a folga podem ser elaborada devivo a: “(i) ênfase no orçamento em termos de evidenciação de desempenho, (ii) forma de condução do orçamento participativo, (iii) assimetria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orçamentaria
  • Orçamentária
  • orçamentária
  • orçamentaria
  • Orçamentaria
  • orçamentaria
  • Orçamentária
  • orcamentaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!