FOLDERE

1738 palavras 7 páginas
1 -RESUMO
A toxoplasmose é uma doença cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em seres humanos, pode causar cegueira ou retardo mental, nos casos de transmissão congênita, e pode ser letal em indivíduos imunocomprometidos. O gato é um importante elo na cadeia epidemiológica da doença, porém o principal mecanismo de transmissão para o homem é o hábito de comer carne crua ou mal passada, além da ingestão de legumes, frutas, leite e água contaminados. Profissionais da saúde devem orientar a população sobre as formas de transmissão da doença, enfatizando que medidas de higiene são fundamentais para a diminuição da sua incidência.
PALAVRAS-CHAVE: Toxoplasma gondii, toxoplasmose, saúde pública, zoonose.

2 -INTRODUÇÃO
A toxoplasmose é uma antropozooonose de distribuição universal que acomete milhões de pessoas no mundo. O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular, que pode parasitar os mais diversos tecidos de vários mamíferos e aves .O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos desse parasita. Os felinos eliminam oocistos em suas fezes que contaminam o ambiente. No solo, os oocistos passam por um processo de esporulação e tornam-se infectantes ao homem e aos animais.Essa doença causa grande impacto na saúde pública, já que a transmissão ocorre de animais para o homem a partir de alimentos contaminados .
A grande dispersão do parasita pode ser determinada pela possibilidade deste apresentar vários mecanismos de transmissão: ingestão de cistos presentes em carne crua ou mal cozida, ingestão de oocistos presentes em fezes de felídeos que contaminam alimentos e água, manipulação de terra contaminada com oocistos, entre outros. Estes fatores podem ser as causas das altas prevalências de anticorpos para Toxoplasma gondii em grupos humanos com hábitos, costumes e etnias bem diferentes,sendo dependentes do grau e da frequência de exposição aos referidos fatores. A infecção no homem é usualmente assintomática,

Relacionados

  • deficiencia intelectual
    10894 palavras | 44 páginas