FolderDitadura

381 palavras 2 páginas
O que é a Ditadura?
Ditadura é uma forma de governo em que o governante exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político ao qual pertence. Os governos ditatoriais costumam apoiar seu poder no uso das forças armadas, buscando controlar os setores mais importantes de seu país, para legitimar sua posição.
Como ocorreu a Ditadura?
A ditadura militar no Brasil começou em 1964 (o golpe ocorreu dia 31 de março de 1964). Ela serviu como forma de impedir que os comunistas chegassem ao poder, nesta época o governador era o João Goulart, e os militares resolveram tomar conta do poder, exiliando o presidente.
Como se desenvolveu?
A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a procupação das classes conservadoras, como por exemplo os empresários, banqueiros, a Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista, os partidos acusavam que João Goulart estava armando um golpe comunista, o clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saíram às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder, e em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar.
Quais os reflexos sociais?
Na área econômica, o país crescia rapidamente. Este período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido como a época do Milagre Econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e

Relacionados