Folder Metodos Contraceptivos 1

Páginas: 7 (1595 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015





Métodos Comportamentais
Tabelinha
É um método frequentemente usado por várias mulheres até hoje, e funciona da seguinte forma: a mulher observa em sequência pelo menos 6 ciclos menstruais, para poder determinar o seu período fértil. Após observar os seis ciclos, ela subtrai 18 do número de dias do ciclo mais curto e 11 do número de dias do ciclo mais longo. Exemplo: imagine uma mulher queteve o ciclo mais longo de 32 dias, durante os seis meses de observação, e o mais curto de 25 dias.
Ciclo mais curto: 25 dias – 18= 7
Ciclo mais longo: 32 dias – 11= 21
Então esta mulher deverá se abster de sexo com penetração vaginal do 7º ao 21º dia do ciclo. A cada mês o cálculo deve ser atualizado, usando sempre os 6 ciclos mais recentes.
Este método não deve ser usado por mulheres que tenhamciclos irregulares, após o parto ou para mulheres em amamentação.

Muco cervical ou método de billings
Neste método, a mulher determina o seu período fértil através da observação das mudanças de seu muco cervical.
Logo após a menstruação, a mulher passa por um período de ressecamento de sua vagina, e seu muco aumenta gradualmente, até ficar com um aspecto, elástico, escorregadio, similar a umaclara de ovo. A presença do muco com este aspecto é sinal de que a mulher está no período fértil, ou seja, tem chances de engravidar.
O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal nos dias em que o muco estiver com o aspecto em clara de ovo, e deve continuar com a abstinência sexual até quatro dias após o muco ter desaparecido.
Temperatura basal
Este método baseia-se nas alteraçõescausadas na temperatura do corpo pelos hormônios femininos. Quando a mulher ovula, ocorre um aumento de sua temperatura corporal de aproximadamente 0,5°C e assim permanece até a ocorrência da próxima menstruação.
Para usar este método, a mulher deve medir a sua temperatura corporal diariamente, a partir do primeiro dia da menstruação de manhã, deitada, antes de sair da cama. Ela deve registrar emum gráfico específico fornecido por seu médico. A mulher deve ter dormido no mínimo 5 horas durante a noite.

Método sintotérmico
Neste método a mulher faz a combinação dos três métodos anteriores (tabelinha + temperatura basal + muco cervical), e observa os sinais e sintomas que indicam o seu período fértil. Mas quais são os sinais e sintomas que indicam o período fértil da mulher?
dor ou aumentoabdominal
sensação de mamas inchadas
alterações no humor e na libido
aumento pequeno de peso
alterações no apetite
de peso ou de inchaço nas mamas, mudanças no humor e no desejo sexual, aumento de peso e do apetite.

Coito interrompido ou “gozar fora”
Neste método, o homem retira o pênis da vagina antes da ejaculação. É um método amplamente usado, que não é seguro, pois o líquido seminal que saido pênis um pouco antes da ejaculação frequentemente contém espermatozoides. Este método, se usado com frequência, pode gerar dor pélvica crônica na mulher, pois como não há orgasmo, os vasos sanguíneos da região da pelve se dilatam, com acúmulo de sangue na região. Os homens podem ter, ao longo do tempo, disfunção erétil e ejaculação precoce
Métodos de Barreira
Estes métodos impedem a ascensãodos espermatozoides até o útero, sendo fundamentais na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV.
Camisinha Masculina
É uma capa geralmente de látex que é colocada no pênis ereto do homem, retendo o esperma no ato sexual.

ATENÇÃO: Se acidentalmente houver rompimento da camisinha ou vazamento de esperma, a mulher pode e deve tomar a pílula de emergência (pílula do diaseguinte) para evitar uma gravidez indesejada. Basta ir ao Centro de Saúde (Posto de Saúde) mais próximo de sua residência para adquirir gratuitamente a pílula de emergência. É bom lembrar que a camisinha também pode ser adquirida gratuitamente nos Centros de Saúde.
Como usar a camisinha masculina

1. Coloque-a com o pênis ereto, antes de qualquer contato sexual com o outro parceiro.

2. Segure a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • métodos contraceptivos (adesivo sexual, implante sexual e abstinência sexual) (folder)
  • Metodos contraceptivos
  • métodos contraceptivos
  • Metodos contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • Métodos Contraceptivos
  • metodos contraceptivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!