Folclore

Páginas: 2 (414 palavras) Publicado: 6 de abril de 2015
Maiza Meireles de Oliveira












SOCIOLOGIA










Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira
Santana do Paraíso
2014
Maiza Meireles de Oliveira












FOLCLORE










EscolaEstadual Salvelino Fernandes Madeira
Santana do Paraíso
2014
A Cultura erudita é a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade. Trata-se de uma cultura produzida por umaminoria de intelectuais das mais diversas especialidades, e geralmente saídos dos segmentos superiores da classe média e da classe alta.
A cultura erudita está ligada à elite, ou seja, está subordinadaao capital pelo fator de viabilizar esta cultura. Esta exige estudo, pesquisa para se obter o conhecimento, portanto não é viável a uma maioria, e sim a uma classe social que por sua vez possuicondições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento. É uma cultura em que a sociedade valoriza como superior ou dominante. No entanto em termos sociológicos existem grupos sociais quemantêm entre si relações de dominação e de subordinação.
Como o acesso a esse tipo de cultura fica restrito a um grupo pequeno, ela fica ligada ao poder econômico e é considerada superior. Essaconsideração pode acabar tornando-se preconceituosa e desmerecendo as outras formas de cultura. O erudito é tudo aquilo que demanda estudo muito estudo, mas não se deve pensar que uma expressão cultural popularcomo o hip-hop, por exemplo, é pior que uma música clássica.
Vemos exemplos de cultura erudita na música e dança clássica, orquestras...

A cultura popular é qualquer estilo musical e de dança, crença,literatura, costumes, artesanatos e outras formas de expressão que é transmitida por um povo, por gerações e geralmente de forma oral. Como por exemplo a literatura de cordel dos nordestinos, ou aculinária do povo baiano, são algumas das formas de cultura popular que resiste ao tempo.

Essa cultura não é produzida após muitos estudos, mas é aprendida de forma simples, em casa, com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore
  • Folclore
  • O que é folclore
  • O que é Folclóre
  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!