Folclore

Páginas: 6 (1466 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
Introdução

Este trabalho tem como principal objetivo falar sobre o tema folclórico, sobre as influências dessa data comemorativa em nossa sociedade, explicar as celebrações feitas em nosso país, como músicas, lendas, e também os rumos que o folclore toma em cada região do Brasil.



















Origem da palavra folclore

O folclore é o conjunto de tradições emanifestações populares, constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
O termo “folklore” foi criado pelo arqueólogo chamado William John Thoms, tendo origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).


















Principaiscaracterísticas do folclore

As principais características do folclore são:
Aceitação coletiva da sociedade: O povo deve entender e adotar a ideia como sendo anônima e patrimônio de todos.

Antiguidade: Não deve ser criado a qualquer momento, deve ser passado de geração pra geração.

Anonimato: Não deve ter um dono ou criador, deve ser de extremo anonimato, sem nenhum autor.Funcionalidade: o fato acontece por uma razão.

Espontaneidade: Criado pelo povo sem decretos governamentais, e sim baseado em experiências e histórias.










Fato folclórico

Um fato folclórico é o que envolve lendas e conhecimento do povo. Para um fato ser denominado folclórico ele deve ter alguns aspectos, conforme as regras da UNESCO, que são os seguintes: deve ser tradicional, tem queser dinâmico, ter funcionalidade e também ser aceito pela sociedade, além de não ter autoria, ser transmitido por gerações, e ter uma tradicionalidade. Todos esses aspectos podem então ser reconhecidos como parte do folclore.


















Origem da data comemorativa

A data comemorativa teve sua origem a partir de uma publicação em uma revista em 1846, quando o arqueólogoWilliam John Thoms decidiu estudar as tradições e lendas do país onde morava. Para isso, William não usou o seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Meton, devido ao medo de não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, sendo então o motivo da escolha como o dia do folclore.
















Motivo da escolha em agosto

O motivo de o folclore sercomemorado em agosto se deu pela publicação na revista, comentada na página anterior, que foi publicada no dia 22 de agosto de 1846, sendo então o dia escolhido para representar o folclore.




















Tipos de folclores

Os tipos de folclore são: mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos,gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental e canções.
As músicas geralmente estão presentes em brincadeiras de criança, conhecidas pelo ritmo animado, um exemplo delas são as cantigas de roda. As músicas também conduzem as danças e festas, cujas mais famosassão o Samba, Carnaval, Maracatu e Quadrilha em festas Juninas. Tem muitas brincadeiras que se originaram no folclore, e uma delas é a Ciranda-cirandinha.















Principais manifestações folclóricas nas regiões brasileiras

O folclore nacional é bem diversificado, há várias lendas, cantos, comidas e danças diferentes, todas tem relação com a cultura da região, e astradições.

Região Norte
O folclore na região norte tem forte influência indígena, vários contos foram inspirados na imaginação, cultura e sabedoria dos indígenas. As lendas mais típicas da região são a do Boto-Cor-De-Rosa, a da sereia Iara, e a da Vitória-régia, Sumaré, Curupira, a da Mandioca ou Mani oca, e também a do Uirapuru.
O artesanato é bem apreciado, e as danças e festas mais típicas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore
  • O que é folclore
  • O que é Folclóre
  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!