folclore

Páginas: 8 (1836 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
TÍTULO: Folclore, aprender pela tradição.
Turma: 2º ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
O Folclore é definido como uma ciência que estuda toda e qualquer manifestação do saber e da cultura popular considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Todos os povos possuem cultura. Esta vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desdeo nosso nascimento.
Nosso folclore é riquíssimo e proporciona aos educandos oportunidade de conhecer e resgatar valores na cultura popular que diz respeito à nossas tradições por meio das diversas formas de expressões e manifestações folclóricas, festas, danças, artesanato, contos, lendas, trava línguas, culinária, parlendas, charadinhas, entre outros. Oportunizando assim um grande conhecimentono processo de ensino aprendizagem.
Diante disto, percebe-se que o folclore brasileiro atravessa a vivência cultural dos alunos e abre suas mentes para uma experiência de maneira ativa e sólida no processo de aprendizagem, conciliando atividades definidas e experimentais, de modo que sistematize conteúdos conceituais utilizados para inicializar a organização de atividades interdisciplinares, paraum melhor desenvolvimento afetivo, cognitivo e cultural dos alunos.
O tema escolhido abrange valores culturais nas mais diversas representações do mundo real, materializando o conhecimento por todos e estimulando a comunicação verbal proposta neste projeto.
Este projeto ampara uma prática pedagógica baseada na vida cotidiana, na curiosidade, participação e vivências já existentes no cotidiano doeducando, pois ele faz parte desta sociedade e vivencia diariamente nossa cultura e costumes. Além de proporcionar grande conhecimento cultural, há também uma questão de identidade cultural.
OBJETIVOS GERAIS:
Resgatar, vivenciar e valorizar as diversas manifestações de cultura popular brasileira e tradições folclóricas, com o intuito de despertar o interesse nas diferentes formas de expressãocultural. Além de incentivar a entender a sabedoria popular e sua influencia no convívio social.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Conhecer as lendas do folclore e as regionais;
· Valorizar a própria cultura;
· Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore;
· Identificar-se como parte integrante desta cultura;
· Desenvolver aimaginação, através das lendas;
· Incentivar a leitura, arte e dança;
· Desenvolver a linguagem oral, por meio de variadas situações de comunicação oral, proporcionados pelas adivinhas, parlendas, provérbios, etc., desenvolvendo a curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
· Desenvolver textos, sobre as lendas;
· Ampliar coordenação motora, com dobraduras;· Incentivar a socialização, através de dramatizações e produções de teatro.
· Pesquisar, ler, recontar e ilustrar, lendas, par lendas, adivinhas e provérbios;
· Apresentar cantigas de roda, brincadeiras, superstições, etc.

CONTEÚDOS:
Partindo da premissa que a escola é um espaço de grande circulação de culturas e, o tema escolhido busca proporcionar aos educandos oconhecimento do nosso rico folclore e sua importância na construção de nossa identidade, por meio do lúdico. Assim incentivando os educandos a práticas de leitura e escrita.
A escolha do tema visa à necessidade de resgatarmos os valores culturais, uma vez que o folclore é uma forma de expressão espontânea de nossa cultura popular. É uma herança deixada por nossos antepassados e até hoje transmitidaatravés da música, comida, festas entre outros presentes em nosso dia-a-dia.
Sabendo que a criança traz consigo uma bagagem social, cultural e emocional, o tema escolhido pretende trazer para sala de aula a construção da identidade cultural de cada aluno através do folclore. Por meio das lendas e músicas, será mostrada aos alunos a realidade vivida em sua sociedade, e assim o conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore
  • O que é folclore
  • O que é Folclóre
  • Folclore
  • Folclore
  • Folclore

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!