Folclore e dança na escola

Páginas: 13 (3144 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
A presença da dança no Brasil enquanto ensino se ocorre em alguns espaços, como clubes, academias, escolas especializadas de dança, algumas escolas particulares enquanto atividades extras curriculares e pouquíssimas escolas públicas quando o professor de Educação Física ou de artes a usa como conteúdo em suas aulas.
Além da Dança ser estudada em sua própria graduação, "ela é compartilhadapela Educação Física e por outras áreas do conhecimento" (EHRENBERG, 2003: 46), ou seja, ela pode ser estudada em outras graduações, como é o caso das Artes Cênicas, Educação Física e Artes Plásticas. O que significa que além dos graduados especificamente em Dança, os licenciados em Educação Física, Artes Cênicas e Artes Plásticas também são capacitados para ministrar aulas de dança no ambienteescolar.
Os conteúdos da educação física no ensino fundamental, segundo os PCNs, são divididos em três blocos. São eles: Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Conhecimentos sobre o corpo; e Atividades rítmicas e expressivas. É neste último que a dança está inserida como um conteúdo a ser trabalhado na escola, entretanto o que podemos observar é que, na grande maioria das escolas públicas, a dançanão é trabalhada, com o esporte sendo o foco principal de ensino.Esta é a problematização deste artigo, pois o que se questiona é o porque da dança não ser trabalhada nas escolas públicas, já que esta presente nos PCNs, ou seja, é conteúdo obrigatório.
A metodologia utilizada neste artigo é a pesquisa bibliográfica, onde estarão presentes os temas: O que são danças folclóricas, Dança naescola e Como se trabalhar a dança nas escolas, além disso, foi realizada uma entrevista com questões pré-definidas sobre o assunto, com uma professora de educação física que atua no espaço da escola pública há 10 anos.
Através das atividades de Dança, pretende-se que as crianças evoluam quanto ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindonovos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.
O que são danças folclóricas?
Danças folclóricas são expressões ligadas à vida das comunidades, aos seus ciclos festivos e acontecimentos, que vem das tradições, da cultura de um povo.
Há uma divergência em relação a essaquestão, pois para algumas pessoas danças populares são algo diferente das danças folclóricas, (folclóricas seriam as danças que se desenvolveram como parte dos costumes e tradições de um povo e as danças populares seriam aquelas dos bailes, discotecas e festas, porém as danças populares se originaram das danças folclóricas, entretanto neste artigo entraremos em um contexto onde não haverá esta divisão,danças populares e folclóricas serão uma só), citaremos estas apenas como danças folclóricas.
Exemplos de danças folclóricas são: fandango, quadrilha, dança de fitas, dança de São Gonçalo, frevo, samba de roda, batuque, baião, cateretê, forró, vanerão. Entre várias outras algumas mais conhecidas e outras das quais a grande maioria das pessoas não sabe da sua existência.
Nessas dançasestão presentes histórias, costumes, cultura de povos que não podem ser deixadas para trás, mas sim cultivadas.Nas danças populares não se objetivam a representação e nem a existência de platéia, nelas todos se inserem de alguma forma, mesmo aqueles que estão em volta das formações, não se objetivam também formar coreografias perfeitas, movimentos idênticos, o objetivo maior destas danças é manifestara cultura e modo de pensar de povos, além de trazer alegria para quem participa das danças e também para quem as observam.
Existem diferentes e importantes valores para as danças folclóricas.
• Valor físico: é uma forma de exercício físico completo, melhora as funções circulatórias, respiratórias, digestivas, colabora para a agilidade e flexibilidade dos movimentos...
• Valor moral:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Danças e folclore
  • Dança na escola
  • A dança que dança na escola
  • Dança na escola
  • Dança na Escola
  • Dança na escola
  • Por que dança na escola?
  • Dança na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!