Folclore uma palavra da l ngua inglesa que tamb m usada no nosso idioma

873 palavras 4 páginas
Folclore
Folklore é uma palavra da língua inglesa que também é usada no nosso idioma, ainda que, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, se deva escrever folclore.
O termo refere-se ao conjunto de crenças, práticas e costumes que fazem parte da tradição de um povo ou de uma cultura. Também se dá o nome de folclore à disciplina (a etnografia) que estuda essas tradições populares.
O folclore inclui os bailes, a música, as lendas, os contos populares, o artesanato e as superstições da cultura local, entre outros fatores. Trata-se de tradições que um povo tem em comum, as quais costumam ser transmitidas, com o passar do tempo, de geração em geração.
Os estudiosos fazem a distinção entre quatro etapas do folclore: o folclore nascente que inclui as características culturais de criação recente; o folclore vivo, que é aquele que ainda se pratica na vida quotidiana; o folclore moribundo, que preserva certos elementos tradicionais, em especial entre os membros mais antigos do grupo; e o folclore morto que, por sua vez, pertence a uma cultura já extinta.
O folclore varia e é próprio de cada povo. Em tempos de globalização, a cultura tende a homogeneizar-se e os países dominantes impõem as suas criações. Por isso, o folclore supõe um âmbito de resistência para a identidade.
Existem associações, centros culturais e organizações que tratam de defender o folclore e de transmiti-lo aos mais jovens com o intuito de perpetuá-lo. Deste modo, o folclore garante a sua subsistência entre as gerações e não depende unicamente do grupo de pessoas com mais idade e experiência.

Causo Popular: Causo é uma história (representando fatos verídicos ou não), contada de forma engraçada, com objetivo lúdico. Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando assim a sonoridade das palavras.São conhecidos também como causos populares e já fazem parte do folclore brasileiro.
Superstições: Superstição é a crença sobre relações de causa e efeito que não se adéquam à lógica formal, ou

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas