Fojamento e repuxo

724 palavras 3 páginas
Forjamento
Forjamento é o processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais. As tribos hindus desde 1500 antes de cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo assim um menor custo de fabricação.
O processo de forjamento pode ser classificado quanto à temperatura de trabalho, ou seja, o material a ser conformado é ou não previamente aquecido a uma determinada temperatura e quanto ao método de aplicação da carga.
Conformação após aquecimento (a quente): Permite grandes deformações, menores valores de esforços, boa precisão dimensional.
Conformação sem aquecimento (a frio): Deformações limitadas, necessita maiores esforços mecânicos, ótima precisão. O forjamento pode ser dividido em dois principais métodos: por impacto e por pressão * Forjamento por impacto – método preferido para forjamento individual, isto é, o “chapeamento” do metal ou outro material é feito através da aplicação de uma pressão instantânea em uma área relativamente pequena. O martelo pode ser acionado por ar comprimido ou hidraulicamente. Este tipo de forjamento pode produzir uma grande variedade de “chapas” e tamanhos e, se reduzidas pode criar um alto grau de refinamento dos grãos não mesmo tempo. A desvantagem do processo é a necessidade de usinagem após o processo.

Forjamento por pressão – Nesse tipo de processo uma pressão continua e devagar é aplicada na área a ser forjada. Esta operação pode ser realizada a quente ou a frio. A operação a frio é utilizada em materiais recozidos, e o processo á quente é feito em peças para maquinaria pesada. O forjamento por pressão é

Relacionados

  • ATPS DE PROCESSO DE FABRICA O II
    5466 palavras | 22 páginas