Fogodeartificio

1491 palavras 6 páginas
QUESTÃO-PROBLEMA - 
Como simular um fogo de artifício?

OBJETIVOS - 
Simular um fogo de artifício;
Ver e identificar, os sais na cor da chama;

FUNDAMENTO TEÓRICO -  e 
É com ajuda do trabalho de laboratório que os químicos formulam hipóteses e as colocam à prova com experiências.
O trabalho experimental é, de facto, uma componente importante e fundamental da Química. A realização de trabalhos experimentais nas aulas de Química facilita a compreensão do conhecimento científico, torna o ensino mais motivador e familiariza-nos com o método científico.
Tal como as cores das estrelas, o fogo de artifício possui a mesma origem: é proveniente de átomos energicamente excitados. Quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns eletrões da última camada de valência absorvem energia passando para um nível de energia mais elevado e produzem o chamado estado excitado. Quando um desses eletrões excitados regressa ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo comprimento de onda é característico do elemento e da mudança do nível eletrónico de energia. Assim, a luz de um comprimento de onda particular (ou cor) é utilizada para identificar o referido elemento. As cores observadas durante um espetáculo de fogo de artifício, devem-se aos espectros de emissão de riscas que são característicos de cada elemento.
Nesta experiência será utilizado o teste da chama que é uma técnica analítica simples para descobrir a presença de elementos químicos numa amostra (analise elementar). Porém, a quantidade de elementos detetáveis é pequena e existe uma dificuldade em detetar concentrações baixas de alguns elementos, por exemplo, o sódio, que é um componente ou contaminante comum em muitos compostos, produz uma cor amarela intensa no teste de chama que tende a dominar sobre as outras cores. O teste de chama apenas fornece informação qualitativa. Dados quantitativos, sobre a proporção dos

Relacionados

  • Codigo da vinci
    158409 palavras | 634 páginas