Fog of war : 11 lições de Macnamara

696 palavras 3 páginas
Análise das 11 lições de Robert S, Mac Namara

Lição n°1 :Cause empatia no inimigo.
Na primeira lição, McNamara nos apresenta a importância de se conhecer o inimigo, se colocar no lugar do inimigo e tentar pensar como ele – isso é a empatia. Tommy Thompson, ex-embaixador americano em Moscou, que conviveu com Khrushchev, auxilia o Presidente Kennedy a agir pensando como o inimigo, evitando um ataque que acabaria com Cuba, com consequências inimagináveis. Precisamos nos colocar no lugar do inimigo, pensarmos como ele, para entendermos o porquê das decisões e dos seus atos.

Lição n°2: A racionalidade não nos salvará.·.
McNamara aponta Kennedy, Castro e Khrushchev, como homens racionais que quase levaram o mundo a uma guerra nuclear; Ou seja, algumas vezes muita racionalidade não evita grandes problemas e conflitos. Talvez o que ele queira dizer, é que em certas situações, usar um pouco de emoção e intuição pode evitar sérios problemas.

Lição n°3: Existe algo além de si próprio.
Tomar decisões pensando apenas em benefício próprio pode causa consequências sérias e irreversíveis.Principalmente neste âmbito, de guerras e conflitos, é de suma importância pensar no bem coletivo, no que é melhor para a população, para os soldados, etc., deixando de lado o ego e a vaidade.

Lição n°4:Maximizar eficiência.
Para McNamara era importante analisar as operações para torná-las cada vez mais eficientes. Para cada vez descobrir mais pontos fracos do adversário e enfraquecê-lo. Com a maximização da eficiência eles conseguiram a destruição total do Japão. Isso nos mostra a eficácia da maximização para a economia de tempo,de valores e de esforço.

Lição n°5: A proporcionalidade deve ser uma diretriz na guerra.
Nesta lição, McNamara verifica a triste realidade da destruição feita no Japão (antes das bombas nucleares) comparando o tamanho do estrago feito nas cidades do Japão com as cidades dos Estados Unidos. Causando uma destruição praticamente em

Relacionados

  • totalitarismo00
    432 palavras | 2 páginas