fofofof

874 palavras 4 páginas
O Sentido Da Vida
Este tema e também questão filosófica é, provavelmente, o mais universal, sendo questionado por todos, porque se aplica para todos os seres vivos do universo. Sendo um tema muito difícil de explicar uma possível e adequada resposta a esta pergunta, "O que é o Sentido da Vida?".
O Sentido da Vida está diretamente relacionado à ideia da morte, associado à nossa vida finita e ao fim das nossas ideias de felicidade. Por toda a história os humanos tentam encontrar um sentido para a vida. Tradicionalmente essa procura resulta em uma das seguintes conclusões: ou que a vida não tem sentido, ou que a vida contém nela um propósito definido por uma força maior.
Neste tema o que é para uns o sentido da vida é diferente para outros. Deste modo, ao longo dos anos foram se desenvolvendo vários pontos de vista/hipóteses para se puder responder a esta pergunta, dos quais iremos só iremos aprofundar, o ponto de vista cientifico, religioso, romântico, existencialista e absurdo.

PONTO DE VISTA CIENTÍFICO
Segundo o ponto de vista científica é-nos dado três explicações para o sentido da vida.
A primeira explicação para o sentido da vida é a reprodução, a transmissão dos genes. Isso vale tanto para nós como para todos os outros seres vivos. Esta teoria é complementada pela tese da imortalidade (quanto mais antigo for o gene, menor a probabilidade de este morrer), uma das mais populares da biologia evolutiva. Logo, segundo esta teoria, nós somos meras máquinas de sobrevivência genética, sendo a nossa missão na Terra espalhar os genes.
A outra explicação remete para um sistema no cérebro humano chamado sistema de recompensa (grupos de neurónios situados em certas regiões). Sempre que fazemos algo física ou mentalmente agradável, esses neurónios causam a libertação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Portanto, este sistema tem uma enorme influência sobre as nossas ações e decisões, que nos faz escolher o caminho que

Relacionados

  • temperaturas termicas
    589 palavras | 3 páginas
  • Trabalho Feito.com
    22033 palavras | 89 páginas