Fodeeeeeeeee k

657 palavras 3 páginas
* Identificar os elementos da narrativa e comentar sobre cada um deles no conto:

O Enredo constitui no momento em que Jacobina fica tomando conta do sítio enquanto sua tia Marcolina vai ao ‘encontro’ de uma de suas filhas havia ficado gravemente doente. Jacobina logo ficou com um sentimento opressivo, como se ele estivesse em quatro paredes de um cárcere, por ali só havia escravos do sítio que começaram a elogiá-lo pelo cargo de alferes, Jacobina extático mal podia notar que tudo se passava de uma intenção secreta de fuga. No dia seguinte depara-se sozinho, todos haviam fugido, neste momento começa o Clímax que é onde o conflito atinge seu ponto maximo no qual Jacobina perde o controle e sente-se sozinho com uma imensa solidão. Esses momentos tanto do conflito como do clímax são uma técnica empregada para despertar curiosidade do leitor.
Tendo no Desfecho a solução do conflito, como retrata no conto, que quando ele não resistiu mais resolveu olhar-se no espelho, contemplando as próprias feições inacabadas, uma nuvem de linhas soltas (...) quando se lembrou de vestir a farda de alferes, tudo mudou reproduziu a figura integral, nenhuma linha de menos. Daí em diante se tornou outra ‘pessoa’, todos os dias vestia a farda de alferes e sentava diante o espelho, olhando e meditando.
No conto, o Tempo é psicológico, ou seja, pela imaginação ou memória do narrador e/ou personagem, que é a enorme vontade de Jacobina olhar-se no espelho. Neste conto é usada a técnica flashback um recurso narrativo que consiste em voltar no tempo. Como por exemplo, Jacobina contou fatos a seu respeito para outros personagens, nessas condições fica claro a presença de um narrador-personagem, pois ao mesmo tempo em que ele conta, ele participa do conto. O Espaço presente no conto é o sítio onde se passam todos os acontecimentos.

* Análise do conteúdo, comparando com a sociedade atual:

Jacobina acreditava que cada ser humano, tinha duas almas,uma que olhava de dentro para fora e

Relacionados