Foco narrativo do conto "o bife ea pipoca"

296 palavras 2 páginas
Foco narrativo
Conceito:
Foco narrativo de terceira pessoa – nele o narrador não participa ativamente dos fatos relatados. Nessa condição podemos afirmar que a narrativa assume um caráter mais objetivo, tendo em vista que ele permanece “do lado de fora”, limitando-se somente a nos repassar o que vê. Assim sendo, manifesta-se sob dois aspectos:
- Narrador onisciente – é o tipo de narrador que conhece toda a história, até mesmo o pensamento dos personagens.
- Narrador observador – ele não conhece toda a história, apenas se limita a narrar os fatos à medida que eles acontecem. Assim sendo, o narrador se abstém de quaisquer intervenções, ou seja, não é concedida a ele nenhuma atitude que porventura possa nos adiantar o que ocorrerá. Foco narrativo de primeira pessoa – nesta modalidade, como o próprio nome nos indica, o narrador se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista ou narrador coadjuvante. Por essa razão, afirma-se que traços subjetivos tendem a se manifestar, tendo em vista o envolvimento emocional mediante o desenrolar dos fatos.
Foco narrativo do conto “O bife e a pipoca” : Foco narrativo de terceira pessoa, narrador observador.
Personagens:
Tuca, Guilherme, Rodrigo, Pai de Rodrigo, Mãe de Rodrigo, empregada, irmã de Tuca, mãe de Tuca, socio/patrão de Tuca, (irmão mais velho de Tuca)
Tempo Cronológico e Psicológico
Tempo cronológico = seguindo o relógio, o calendário... sempre para a frente. Presente e futuro (mesmo que comece a narrativa em 1980, por exemplo, daí só poderá ir para frente, como no relógio).

Tempo psicológico = seguindo o pensamento, podendo voltar no tempo, nas lembraças... Pode ficar viajando entre o passado, presente e futuro.(pode começar em 1980, vir para 2009, voltar para 1730), e pode ficar dando "piruetas" no tempo, sem preocupação com o relógio ou com o

Relacionados